PPHIST

Programa de Pós-Graduação em História

O Programa de Pós-Graduação em História da UFPA (PPHIST) tem como objetivo refletir historiograficamente sobre a diversidade social, étnica e cultural da Amazônia na sua relação com a biodiversidade local. Nesse sentido, trata-se de formar e capacitar pesquisadores e professores dentro desse campo de múltiplas realidades. Por outro lado, objetiva-se também o fomento e a criação de estudos históricos que relacionem a realidade e a historicidade da Amazônia com análises de outras dinâmicas históricas brasileiras e da Pan-Amazônia. Como primeiro Doutorado em História da região amazônica, o PPHIST UFPA quer se consolidar como uma Pós-Graduação de referência para os demais estados da região e, inclusive, para os países que compõem a Pan-Amazônia.

Dados do Programa:

Ano de Início:

Níveis de Ensino Ofertados:
Mestrado Acadêmico e Doutorado Acadêmico

Conceito Capes:

Área Capes:

Área de Concentração:
História Social da Amazônia

Linhas de Pesquisa:
Arte, Cultura, Religião e Linguagens; Cidade, Floresta e Sertão - Cultura, Trabalho e Poder; Etnicidade e Territorialidades - Usos e Representações; e População, Família, Migração e Gênero

Município de Oferta:
Belém