De 13 a 15 de setembro, docentes de todo o Estado vão participar do Encontro Estadual de Professores do Pará. O evento, organizado pela UFPA, tem o objetivo de reunir e mobilizar professores de diversas regiões paraenses para tratar de ações de enfrentamento ao racismo no ambiente escolar. A programação é aberta ao público em geral, com foco em profissionais da Educação Básica. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via formulário ou presencialmente nos dias do evento.
Além de congregar os docentes de todo o Estado, a iniciativa pretende criar uma rede estadual de professores para articular ações, a fim de trabalhar mais efetivamente a Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afrobrasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.
“Nós identificamos que um dos lugares onde há uma maior propagação de vários tipos de racismo tem sido a escola, infelizmente. Devemos mostrar que esse caminho não é adequado e aderir a novas posturas para o respeito ao outro”, afirma a professora Marilu Campelo, coordenadora do Projeto de Extensão Ações Educativas contra o Machismo, Pobreza e Racismo na Sociedade. Ela acredita que é por meio da Educação que a sociedade poderá modificar suas condutas, de modo a evitar a propagação do racismo.
O evento é realizado pelo Centro de Estudos e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa), pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e pelo Grupo de Estudos Afroamazônico (GEAM/UFPA), com patrocínio do Ministério da Educação e apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A iniciativa faz parte do Projeto “Educação, Negritude e Resistência”, desenvolvido pelo GEAM e pelo Cedenpa.
Programação – Na programação do encontro constam conferências, mesas-redondas, relatos de experiência, oficinas pedagógicas, vivências e atividades culturais. Para quem participar de toda a programação, será enviado um certificado de 20 horas.
Serviço:
Encontro Estadual de Professores do Pará
Data: de 13 a 15 de setembro
Local: auditório do Instituto Federal do Pará – IFPA, em Belém (Av. Almirante Barroso, 1155)
Inscrições: gratuitas, via formulário on-line ou presenciais nos dias do evento
Mais informações podem ser conferidas no e-mail educacaoenegritude@gmail.com ou na página do facebook.
Texto: Adams Mercês – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação