Painéis, apresentações e lançamento da Revista Ciência e Vozes da Amazônia marcam terceiro dia da UFPA na Zona Azul da COP 30

Uma intensa movimentação de visitantes, pesquisadores, estudantes e representantes de instituições públicas e privadas marcou o terceiro dia da Universidade Federal do Pará (UFPA) na Zona Azul (Blue Zone) da COP 30. O estande da UFPA vem se destacando por reunir diferentes vozes amazônicas nos debates sobre a emergência climática.

Um dos pontos altos do dia foi a visita do ministro da Educação, Camilo Santana, que conheceu o espaço e as ações do Movimento Ciência e Vozes da Amazônia, iniciativa lançada pela UFPA para integrar ciência, saberes tradicionais e políticas públicas voltadas à região. Recebido pelo reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, o ministro conheceu a nova edição da revista multilíngue da UFPA que, desde fevereiro, reúne artigos de pesquisadores amazônicos, destacando o conhecimento científico produzido na Amazônia.

Fotografia registra um abraço entre o reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva; e o Ministro da Educação, Camilo Santana.

Camilo Santana destacou a importância da presença da Universidade na conferência: “Quero parabenizar a Universidade Federal do Pará por ser a única universidade presente na Zona Azul da COP 30 e por reunir as vozes amazônicas. Eu não tenho dúvida de que a nossa presença aqui e a presença da Universidade têm um papel fundamental neste processo de discussão”.

O reitor também destacou o simbolismo da presença do Ministério da Educação no espaço da Universidade. “A visita do ministro Camilo Santana, sem dúvida, demonstra também o reconhecimento da importância da UFPA para o desenvolvimento da Amazônia e para a construção de políticas públicas que valorizam a ciência e a inclusão. Nosso papel na COP 30 é também afirmar que a educação é parte essencial da resposta global à crise climática”, comentou.

A programação do dia também contou com a participação de lideranças de populações tradicionais amazônicas, que compartilharam suas perspectivas sobre as mudanças climáticas e as políticas de preservação ambiental. Entre os convidados, estiveram Yuri Kuikuro, pesquisador indígena do povo Kuikuro; Doto Takak Ire, presidente do Instituto Kabu e líder do povo Kayapó; e Winti Suya Kisêdjê, liderança do povo Kisêdjê.

“Os povos tradicionais estão aqui, conosco, hoje, e também estão na Universidade. Vimos para falar dos problemas ambientais e das soluções climáticas de que o mundo precisa, e, sem eles, não teríamos como apresentar nossas propostas”, ressaltou o reitor.

Para Doto Takak Ire, o encontro foi simbólico. “É muito importante este espaço que o nosso povo está tendo. E, agora, estar ao lado do cacique da Universidade é motivo de muita alegria para nós”, afirmou. Já Winti Suya Kisêdjê celebrou o diálogo e a parceria com a Universidade. “Estar junto com a UFPA, para nós, tem um valor muito grande neste momento da COP 30, porque buscamos participar das discussões e ter cada vez mais capacitação. Estamos muito felizes com isso”, destacou.

Painéis Temáticos – O primeiro painel do dia teve como tema “Justiça Climática e Fortalecimento do Ensino Superior na Amazônia”, com moderação de Edilson Nery Junior (Escola de Aplicação/UFPA), e, como painelistas, os reitores das universidades amazônicas Gilmar Pereira da Silva (UFPA), Aldenize Ruela Xavier (Ufopa); Janae Gonçalves (Ufra); Clay Anderson Nunes Chagas (UEPA); Arthur Laércio Homci (Cesupa); Francisco Ribeiro da Costa (Unifesspa), além de João Cláudio Arroyo (pró-reitor/Unama) e participação especial da escritora e ex-ministra da Justiça da França Christiane Taubira.

Fotografia posada de um grupo de pessoas. Todos sorriem.

O segundo painel abordou a temática “Uma só respiração: oceano, Amazônia e polos unidos pela regulação climática”, com moderação de Ronaldo Christofoletti e os painelistas Jérome Murienne (CNRS) e José Eduardo Martinelli Filho. Na sequência, a programação contou com o debate sobre “Governança climática e decolonialidade na ciência”, com moderação de Lise Tupiassu (UFPA) e os painelistas Filipe França (UFPA/Universidade de Bristol) e Karen Tucker (Universidade de Bristol).

Foi realizado, ainda, um painel sobre “Interciências para conservação ambiental e combate às mudanças climáticas: relações entre conhecimento tradicional e científico”, com moderação de Leandro Juen (Cisam/UFPA), e os painelistas Yuri Kuikuro, pesquisador indígena do povo Kuikuro, James Moura (PPBIO AmOr/UNILAB); Polyanna da C. Bispo (University of Manchester (Seed, Meri); Winti Suya Kisêdjê, líder do povo Kisêdjê; e Doto Takak Ire (Instituto Kabu).

Para discutir o tema “Desafios das mudanças climáticas para a sociedade: Adaptação, Mitigação e Resiliência”, a mesa contou com moderação da professora Julia Cohen (UFPA) e os painelistas: Ana Carla Gomes (Ufopa); Everaldo Barreiro de Souza (UFPA) e Ligia Camargo (Sustentabilidade Heineken). Ainda durante as discussões no período da tarde, foi realizado o último painel “Amazônia 2030: Desenvolvimento Sustentável com Equidade e Justiça Climática”, com moderação de Izabela Jatene (UFPA) e os painelistas: Maristela Baioni (Representante Residente para o PNUD) e  Pollyana da C. Bispo (University of Manchester).

Lançamento – O estande da UFPA na Zona Azul abriu espaço para dois lançamentos significativos nesse período de realização do Movimento Ciência e Vozes da Amazônia na COP 30: O primeiro foi o lançamento da edição de número 6 da publicação de mesmo nome da iniciativa. Outro destaque foi o lançamento do número especial da Revista Brasileira de Agroecologia – RBA (V. 20, Nº 4, 2025) – Dossiê: Agroecologia e suas dimensões na abordagem das mudanças climáticas. Após a apresentação da revista, os convidados participaram de uma roda de conversa sobre os temas abordados na publicação, com moderação do professor Flávio Bezerra Barros (UFPA), e os painelistas Tatiana Deane de Abreu Sá (Embrapa Amazônia Oriental); Danielle Wagner Silva (Ufopa) e José Nunes da Silva (UFRPE).

TEXTO: Ana Teresa Brasil - Ciência e Vozes da Amazônia

FOTOS: Arquivo pessoal

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima

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