A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 (SNCT) no Pará, com o tema “A Matemática está em Tudo”, ocorrerá no período de 23 a 29 de outubro deste ano. Como parte da agenda de programações, será realizada nesta quinta-feira, 19 de outubro, às 10h, no auditório do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), a palestra “Matemática no Cotidiano”, ministrada pelo professor doutor Márcio Nascimento, docente vinculado ao ICEN e ao Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) da UFPA.
A Matemática, para alguns, pode parecer algo distante, mas, na verdade, ela está presente em quase tudo do nosso cotidiano, desde a época das civilizações antigas, há cerca de 3.000 a.C, até a sociedade atual. De acordo com o professor Márcio Nascimento, a Matemática deve ser encarada como uma parceira. É necessário tentar entendê-la ao máximo, para, assim, quem sabe, também amá-la.
Na palestra, a Matemática será apresentada e contextualizada de uma forma diferente, destacando a importância desta ciência para a vida de todos os indivíduos. “Falarei um pouco sobre o amor que podemos sentir sobre essa companheira do ser humano em sua jornada pelo conhecimento e pela criatividade. Veremos alguns casos graves de paixão por ela, a Matemática”, explicou o professor.
O evento integra as atividades do Projeto “Da Rasa de açaí à garrafa de Klein: Matemática!”, coordenado pelo professor doutor Marcos Monteiro Diniz, docente do PPGCIMES e do ICEN, e aprovado na Chamada MCTIC/CNPq nº 02/2017, que teve o objetivo de selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do País no âmbito da SNCT 2017.
A programação da SNCT 2017 no Pará – Na próxima semana, será aberta, oficialmente, a programação da SNCT 2017 no Pará. Por meio dos projetos aprovados na Chamada MCTIC/CNPq nº 02/2017, está prevista a realização de eventos de ciência móvel, exposição virtual, exposição de objetos matemáticos, palestras, oficinas, minicursos, debates orientados, visitas a escolas, gincanas e apresentação de materiais lúdicos e artísticos com base na Matemática. No Projeto “Da Rasa de açaí…” serão contemplados estudantes dos municípios de Belém, Abaetetuba, Bragança, Belterra, Bujaru, Castanhal, Mojuí dos Campos, Santarém, São Miguel do Guamá, Tomé-Açu e Vigia.
Texto e Arte: Divulgação