O Núcleo de Medicina Tropical (NMT) da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizou uma série de três cursos voltados para emergências médicas, ministrados por profissionais do Hospital do Coração (HCor), de São Paulo. Os cursos realizados são da American Heart Association e a parceria entre a UFPA e o HCor reforçou a formação especializada de profissionais e estudantes da área da saúde, alinhada ao compromisso da universidade com a qualificação e atualização técnica em temas críticos para a atenção à saúde. Os cursos foram financiados pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
Com o objetivo de aperfeiçoar e capacitar os mais de 80 profissionais que passaram pelas três turmas, o curso, que foi no Núcleo de Medicina Tropical da UFPA, contou com a participação de servidores e docentes da universidade e residentes de programas de residência da região norte, de cidades como Marabá, Santarém, Porto Velho e Manaus.
Entre os cursos ofertados, estavam o de Suporte Básico de Vida, que capacitou residentes vinculados a programas de residência em área profissional da saúde uniprofissional e multiprofissional a identificarem situações de emergência que apresentem risco de morte e incapacidades associadas a doenças cardiovasculares; o curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia, que capacitou residentes e enfermeiros para melhor atendimento em situações de emergência, como arritmias, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, entre outras; e o curso de Suporte Avançado de Vida em Pediatria, que capacitou residentes e enfermeiros no atendimento em situações pediátricas.
A professora Luísa Carício, que coordenou a logística para realização do curso, diz que “o curso, entre outros tópicos, aborda como reconhecer uma pessoa que está tendo uma parada cárdio-respiratória,como fazer a massagem cardíaca, como fazer a oxigenação do paciente, como utilizar o desfibrilador (DEA)”. Em sua avaliação, “os cursos foram excelentes. O grupo de instrutores do HCor trouxe todo o material para as aulas teóricas e práticas”, contou a docente.
O Núcleo de Medicina Tropical da UFPA (NMT) possui como missão promover a articulação e a integração nas diferentes áreas da saúde, com o propósito de fomentar o desenvolvimento socioambiental e a melhoria da qualidade de vida da população amazônica. Ele integra, junto à pesquisa, diferentes projetos de extensão que beneficiam a população oferecendo atendimentos clínico e laboratorial gratuitos nos diagnósticos das diferentes doenças tropicais, entre essas em dermatologia, hepatites virais, HTLV, citopatologia e outros.