menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Pesquisadora diz que férias são momentos ideais para aproximar pais e filhos

"FériasPaiseFilhos"

O mês das férias escolares está acabando, mas a disposição das crianças para brincar, passear e se divertir dificilmente chega ao fim. Porém, para muitas famílias o mês de julho não significa necessariamente férias, o que pode se tornar um problema devido à incompatibilidade de horários entre pais e filhos. Muitas vezes, a criança fica de férias e os responsáveis não, e nesses momentos recorrem a todo tipo de dica para entreter a criançada que for ficar em casa.

Férias podem aproximar pais e filhos – Para quem trabalha durante o mês de julho e precisa entreter os filhos em casa, os finais de semana são imprescindíveis. “É importante que os filhos saibam que seus pais estão trabalhando e ele está de férias. Porém, também é necessário que os pais procurem se fazer presentes em inúmeros momentos das férias de seus filhos, conversar, trocar ideias com eles, saber como estão se sentindo. Acompanhá-los é de vital valor para a relação entre pais e filhos”, destaca a psicóloga Ivany Pinto.

O momento de lazer pode ser o mais diverso possível, desde jogar videogame em casa até visitar uma exposição em um museu próximo. Cabe à cada família determinar aquilo que as crianças mais gostam de fazer e o importante é combinar com os pequenos aquilo que pode ou não é possível de ser feito.

É comum, também, que neste período as crianças sintam vontade de sair com os amigos. Geralmente, os filhos marcam de dormir na casa dos colegas, ir ao cinema ou fazer outras atividades juntos, mas os pais devem ficar atentos. “O aconselhável é que eles já conheçam os colegas dos seus filhos e também que os pais destes amigos estejam de acordo quando um for visitar a casa do outro”, recomenda a pesquisadora da UFPA.

Quem preferir ficar em casa, a professora da UFPA dá várias sugestões de atividades como: fazer uma noite da pizza, fazer uma sessão pipoca em casa, noites do pijama, caça ao tesouro, entre outras. Ivany Pinto assegura que se os pais realizarem pelo menos uma das atividades acima, já será o suficiente para deixar as crianças felizes sem gastar quase nada.

Última semana – Além da diversão, é importante que os pais adequem, também, a rotina dos filhos nesse período final das férias. Voltar aos poucos com as atividades de antes e acordar as crianças mais cedo são alternativas para evitar a tradicional preguiça no início das aulas. Ivany Pinto conclui que “os pais não devem esquecer que, após as férias, o esquema muda e, quem sabe, iniciar a mudança, principalmente, nos horários das brincadeiras uns dias antes de terminar o período das férias.”

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Reprodução / Google

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo