Poder nutricional de frutas amazônicas é tema de livro que tem parceria da UFPA

Para apresentar à população os potenciais nutritivos presentes nas frutas da Região Amazônica, a Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com o Instituto Mamirauá e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lançou o livro “Frutas da Floresta: o poder nutricional da biodiversidade amazônica”. A ideia é  disseminar, de forma lúdica e acessível, conhecimentos sobre a biodiversidade alimentar da Amazônia.

“A grande biodiversidade que existe na Amazônia poderia nos levar a pensar que quem vive na região consumiria uma grande diversidade de alimentos. Infelizmente, não é sempre o que acontece, e hoje em dia os alimentos empacotados e processadas da cidade estão substituindo os alimentos naturais da biodiversidade. Fome, desnutrição e anemia, afetam muitos povos e comunidades tradicionais que vivem em meio a esse bioma. A falta de informações sobre o potencial nutricional dos alimentos da biodiversidade é um dos fatores que pode explicar o baixo consumo de diversidade. É diante desse cenário que a proposta do livro nasceu”, afirma Elenilma Barros, uma das autoras da obra que explora diversas formas de preparo de receitas e dicas para melhorar o aproveitamento dos nutrientes das frutas, com vistas ao respeito da sazonalidade, do meio ambiente e da cultura local das comunidades tradicionais e ribeirinhas.

O livro foi produzido pelos autores Claudioney Guimarães, Daniel Tregidgo, Elenilma Barros, Juliana Maia, Michelle Jacob e Yasmin Araujo, com a colaboração da nutricionista Neide Rigo e ilustrações, projeto gráfico e produção da capa pelo artista paraense Norberto Tavares. A publicação está disponível para download gratuito no site do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.

Sobre a divisão da obra – O livro “Frutas da Floresta: o poder nutricional da biodiversidade amazônica” está dividido em 5 eixos essenciais: o primeiro aborda a justificativa e os princípios que guiaram a construção bibliográfica; o segundo destaca a importância dos frutos para a alimentação, cultura e meio ambiente; o terceiro apresenta os conceitos e definições fundamentais em Nutrição; o quarto faz uma exposição geral das frutas da Amazônia apresentadas na obra e o quinto evidencia os sabores e experimentações das frutas da Floresta Amazônica.

Fotografia destaca diversas unidades de cupuaçu. As frutas, de casca marrom e formato arredondado, estão expostas em uma barraca de feira. Ao fundo, desfocado, há a figura de um homem sentado usando boné e outras barracas da feira livre.

No livro, ainda foram apresentados conhecimentos relacionados a dez frutas comuns que são consumidas na Amazônia: o açaí-do-mato (Euterpe precatória), o araçá-boi (Eugenia stipitata), a bacaba (Oenocarpus mapora), o buriti (Mauritia flexuosa), o camu-camu (Myrciaria dubia), a castanha-do-Brasil (Bertholletia excelsa), o cupuaçu (Theobroma grandiflorum), o jenipapo (Genipa americana), a pupunha (Bactris gasipaes) e o tucumã (Astrocaryum aculeatum). Além disso, para estimular o consumo dos alimentos, a obra traz mais de 20 receitas de pães, bolos, farofas, risotos e outras refeições preparadas com frutas da região.

“Queremos fortalecer o conceito de que a floresta amazônica oferece saúde para sua população quando se sabe aproveitar bem o que ela fornece, promovendo assim, a valorização dos alimentos disponíveis no bioma. Embora apenas o conhecimento não seja suficiente, a valorização desses alimentos pode contribuir com ações estruturais que possam combater a desnutrição e a insegurança alimentar e nutricional, tão prevalentes na região”, finaliza Elenilma Barros.

TEXTO: Victoria Rodrigues – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

ARTES: Reprodução capa do livro