O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGECOM/UFPA) recebeu nota 5 na avaliação quadrienal da CAPES (2013-2016). O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 19. Com isso, o programa se torna o único mestrado profissional interdisciplinas da UFPA e da região Norte com essa nota, além de o posicionar na seleta categoria de 46 mestrados profissionais com nota cinco, dentre os 708 em todo o Brasil.
A notícia foi recebida com alegria pela coordenação do curso. De acordo com o professor Rodolpho Zahluth Bastos, coordenador do PPGEDAM, o resultado positivo já era esperado e é uma consequência do fruto do trabalho feito ao longo dos anos. "É preciso agradecer a todos os professores do programa, aos colaboradores, visitantes, técnicos e que todos colaboraram para essa conquista. Foi um trabalho de todo mundo" ressaltou o professor. Coincidentemente, a notícia chega ainda quando o programa completa 10 anos neste ano de 2017, garantindo a comemoração dupla e um maior gás para o planejamento de projetos futuros dentro do mestrado profissional.
Futuro – De acordo com o coordenador do programa, o próximo passo é ir em busca da criação do doutorado profissional. "A solicitação para a criação do Doutorado junto à APCN já está em andamento. O grande desafio agora é manter o nível de qualidade do programa e, inclusive, motivar os projetos novos e em planejamento", conclui. Criado em 2007, o PPGEDAM já passou pr três avaliações completas, onde recebeu na primeira nota 3, em seguida nota 4 e agora atinge a nota 5.
UFPA – O bom resultado da avaliação quadrienal da CAPES refletiu em todos os programas da UFPA. Foram avaliados sessenta e três programas da instituição com mais de quatro anos de funcionamento, sendo cinquenta e dois programas acadêmicos e 11 programas de mestrado profissional. O resultado coloca a instituição entre as mais bem sucedidas na avaliação. Foram dezesseis programas acadêmicos e um profissional que obtiveram notas superiores às da avaliação realizada em 2013. Nenhum curso obteve nota inferior à da última avaliação.
A avaliação da CAPES é comparativa. A nota de um programa de pós-graduação é definida não apenas com base nos seus próprios resultados, mas, também, considerando-se o seu desempenho relativo frente aos demais cursos da mesma área. Como o sistema de pós-graduação está em permanente evolução, a manutenção da nota significa que o curso acompanhou a melhora dos demais cursos em sua área no país. Quando um curso sobe de nota, como é o caso do PPGEDAM, isso significa que ele avançou muito mais do que os seus congêneres. Neste sentido, dezessete programas de pós-graduação da UFPA subiram de nota nesta avaliação da CAPES.
Confira aqui os resultados da Avaliação da CAPES e a tabela completa dos cursos que subiram de nota.
Texto: Fábia Sepêda – Assessoria de Comunicação NUMA/UFPA, com informações da Propesp