A Avaliação de Desempenho 2022 teve seu prazo prorrogado para o dia 21 de outubro e está disponível no Sistema de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (SDGP), acessível por meio de botão no site da Progep. Nesta edição, será avaliado o desempenho do servidor no período de 1º de julho de 2021 a 30 de junho de 2022.
Todos os servidores técnico-administrativos admitidos até 31 de março de 2019 e docentes que tenham cumprido função gerencial durante o período considerado para a avaliação devem participar do processo. A participação também é obrigatória aos servidores redistribuídos que, durante esse intervalo, tenham tido no mínimo seis meses de efetivo exercício na UFPA.
“A Avaliação de Desempenho é um importante instrumento que permite identificar os pontos fortes e fracos no desempenho do servidor, o que é crucial para que os gestores possam tomar decisões quanto ao melhor alinhamento e ajustes necessários a fazer em suas equipes. A avaliação condiciona ainda a progressão por mérito dos servidores técnico-administrativos, assim como a concessão de algumas licenças e incentivos, o que significa que deixar de fazê-la pode acarretar prejuízos financeiros”, explica o diretor de Planejamento da Força de Trabalho e Desempenho, Waldemar Henrique Álvares.
Como funciona – A avaliação é composta por três etapas: Autoavaliação, em que o próprio servidor se avalia; Avaliação Gerencial, na qual o chefe imediato avalia o servidor; Homologação, momento em que o dirigente máximo da unidade homologa o resultado final, validando, assim, o ciclo avaliativo. Demais detalhes deste processo podem ser conferidos no Manual da Avaliação de Desempenho e na página eletrônica da Avaliação de desempenho.
Os servidores (técnico-administrativos ou docentes) que se encontravam em função de gestão (coordenadores, diretores, chefes de seção etc.), durante o período de 1º de julho de 2020 a 30 de junho de 2021, devem realizar a avaliação na modalidade "Servidores com Função Gerencial”. Já os demais servidores técnico-administrativos deverão realizar na modalidade "Servidores sem Função Gerencial".
Casos especiais – Alguns casos pedem atenção, como as situações em que há mudança de chefia imediata ou de gestor máximo no período avaliativo. Nessas hipóteses, a avaliação e homologação devem ser realizadas pelos gestores que acompanharam o servidor durante maior tempo dentro do período avaliativo. Outra exceção diz respeito aos servidores que, no decorrer do período avaliado, estiveram afastados por mais de 06 meses para realizar curso de pós-graduação, cedidos ou em lotação provisória em outro órgão. Nesses casos, a avaliação deve ser feita via formulário específico disponível no site da Progep.
Serviço:
Avaliação de Desempenho 2022
Período: prorrogado até 21 de outubro
Público-alvo: servidores técnico-administrativos admitidos até 31 de março de 2019 e docentes que tenham cumprido função gerencial durante o período avaliativo.
Realize a sua avaliação aqui
Mais informações: coordesempenho@ufpa.br
Texto e arte: Assessoria Progep/UFPA