Com o objetivo de incentivar profissionais de mídia a produzirem reportagens relacionadas à educação, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) criou o Prêmio Andifes de Jornalismo 2025. A iniciativa premiará os melhores materiais veiculados em jornais, revistas, veículos impressos, sites de empresas jornalísticas e TV, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024. As inscrições seguem abertas até o próximo sábado (29), via formulário on-line.
As categorias da premiação envolvem reportagens nas temáticas Educação Superior e Educação Básica, que serão avaliadas conforme critérios estabelecidos no regulamento, como originalidade, estética, linguagem e utilidade social, totalizando até 100 pontos.
Excepcionalmente, as reportagens publicadas na internet deverão ser estruturadas com base nas características do webjornalismo, como multimidialidade, customização e interatividade. O endereço eletrônico deverá permanecer disponível no dia da divulgação do resultado final. Além disso, não serão aceitas matérias produzidas por Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) nem inscrições de blogs.
Cada participante poderá inscrever até três trabalhos como autor principal, podendo também participar como coautor em outras produções. Ao finalizar a inscrição, o participante receberá uma mensagem de confirmação.
Premiação – A Andifes concederá, às melhores reportagens de cada categoria, duas passagens aéreas de ida e volta para qualquer capital brasileira, com partida a partir de localidades dentro do território nacional. Os(as) vencedores(as) serão comunicados(as) pela associação, na data prevista no regulamento, e terão seus trabalhos divulgados. A entrega da premiação está marcada para o dia 21 de março de 2026.
As inscrições podem ser feitas até às 23h59 do dia 29/11, via formulário on-line.
