Na última terça-feira, 14, foram publicadas no Diário da União as normas que dispõem sobre o Prêmio Capes/Natura Campus de Excelência em Pesquisa 2020. Em sua terceira edição, a iniciativa premia dois artigos com temas voltados para a Sustentabilidade e a Biodiversidade.
Serão premiados com R$25 mil cada um dos dois artigos publicados em periódico científico de alto impacto, que tratem dos temas: ciências moleculares e bioinformática com aplicações em tecnologias cosméticas e Amazônia: a ciência de dados contribuindo para conservação socioambiental e uso sustentável dos recursos naturais.
Os vencedores também terão custeadas passagens aéreas e diárias nacionais para participarem da cerimônia de entrega do prêmio, em data e local a serem definidos.
Quem pode participar – Mestres e doutores em atividade no Brasil, cujas dissertações ou teses, individuais ou em coautoria, foram defendidas neste país, registradas na Plataforma Sucupira e estejam matriculados em Programas de Pós-Graduação de Instituições de Ensino Superior e Pesquisa reconhecidos pelo Ministério da Educação. Os trabalhos devem ter sido publicados entre 1º/1/2016 e 28/2/2020.
Servidores ou funcionários da Capes ou do Grupo Natura, bem como membros da comissão de avaliação não podem participar do prêmio.
Comissão de Avaliação – A Comissão de Avaliação será composta de, no mínimo, cinco membros especialistas indicados pela Natura e de coordenações de área da Capes, designados pelo presidente da Coordenação. Além de escolher o autor premiado, a comissão julgadora deverá atribuir duas menções honrosas a serem concedidas em forma de certificado aos autores.
Prazos – As inscrições começam em 15/1/2020 e irão até às 18h de 28/2/2020, pelo site http://pcn.capes.gov.br. O resultado dos artigos vencedores será publicado até junho de 2020.
Texto e foto: Redação CCS/Capes