Empresas, microempreendedores individuais, comunidades, universidades e instituições públicas ou privadas com projetos voltados para o desenvolvimento sustentável da Amazônia podem se inscrever nos Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente 2019.
O Prêmio Professor Samuel Benchimol busca reconhecer iniciativas e trajetórias pioneiras à compreensão da Amazônia e desvendar novos caminhos em prol do desenvolvimento sustentável da região. Está dividido em duas categorias: a primeira contempla trabalhos economicamente viáveis, ecologicamente adequados, politicamente equilibrados e socialmente justos, e a segunda homenageia personalidade do meio empresarial ou acadêmico que se destacou em prol do desenvolvimento sustentável na região.
O Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, por sua vez, também contempla duas naturezas de premiação. A primeira tem o objetivo de revelar o potencial de transformação da Região Amazônica por meio de conceitos e práticas de Economia Criativa, Economia Verde ou Agroecologia e Produção Orgânica. A segunda categoria de premiação é honorífica e abrange o reconhecimento tanto de empresas quanto de microempreendedores de sucesso na Amazônia.
Participação – As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de setembro, na página da iniciativa. Os prêmios recebem o apoio da Confederação Nacional da Indústria, das Federações de Indústrias da Região Amazônica e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações por meio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia.
As premiações são realizadas em edições anuais e de forma itinerante nos Estados que integram a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Texto: Divulgação com adaptações por Orlando Haber (Ascom/Universitec)
Arte: Divulgação