Na última sexta-feira, 27 de março, o primeiro lote de álcool gel produzido pela Universidade Federal do Pará (UFPA) foi entregue a unidades hospitalares de Belém: o Complexo Hospitalar da UFPA, compreendendo os Hospitais Universitários João de Barros Barreto (HUJBB) e Bettina Ferro de Souza, e a Santa Casa de Misericórdia do Pará. A produção é uma iniciativa do Laboratório de Tecnologia de Fitoterápicos (LTFito) da Faculdade de Farmácia da UFPA, com o apoio da Administração Superior.
O processo de produção do primeiro lote iniciou no dia 24 de março, a partir de materiais do estoque do LTFito e de aquisições complementares emergenciais necessárias à produção inicial do material. A produção é baseada no Formulário Nacional da Farmacopeia Brasileira, 2a edição, revisado em 2013 e editado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Ao todo, foram entregues 162 frascos de álcool gel ao Complexo Hospitalar da UFPA (HUJBB e HUBFS), sendo o HUJBB um dos hospitais de referência no estado do Pará para o tratamento de casos graves de COVID-19. O Complexo recebeu 72 frascos de 1L e 90 frascos de 240ml.
Atendendo à solicitação da Santa Casa de Misericórdia do Pará, a Reitoria da UFPA também disponibilizou 50 frascos de álcool gel do primeiro lote para auxílio ao hospital, sendo 20 embalagens de 1L e 30 embalagens de 240mL. A Santa Casa de Misericórdia do Pará também é um dos hospitais de referência e possui residentes da UFPA em estágio.
Os rótulos das embalagens contêm as informações essenciais sobre a composição do álcool gel, modo de uso e precauções, além dos dados do laboratório responsável pela produção, conforme normas técnicas. Para a produção dos rótulos, o LTFito contou com a parceria e a colaboração da Editora da UFPA (ed.ufpa), que concebeu a identidade visual e o layout dos rótulos das embalagens de 1L e 240ml.
Próximos passos – O projeto de produção de álcool em gel é liderado pelos professores José Otávio Carréra, Roseane Ribeiro e Mauro Sérgio Marques, envolvendo alunos de pós-graduação da área de Saúde, sobretudo doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Inovação Farmacêutica (PPGIF) e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF).
Segundo o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, a Pró-Reitoria de Administração já trabalha para realizar a aquisição de mais insumos para os próximos lotes do produto. Nos próximos dias, de acordo com o professor José Otávio Carréra, o laboratório passará por nova higienização rigorosa, em atendimento aos parâmetros farmacêuticos de segurança e qualidade. A ideia do projeto é produzir e fornecer álcool em gel para reforçar o abastecimento, prioritariamente, dos Hospitais Universitários, assim como atender a outras demandas, quando possível.
Texto e fotos: Reprodução https://coronavirus.ufpa.br/