Primeiro lugar geral do PS 2024 é recebida pela administração superior da UFPA

A rotina de Mariana Gonçalvez Ribeiro, 18 anos, virou de ponta-cabeça desde o resultado final do Processo Seletivo 2024 da Universidade Federal do Pará. Do anonimato comum a uma estudante tímida à casa cheia de familiares, amigos e equipes de reportagem. A mudança chegou com uma mensagem de WhatsApp.

“Antes mesmo de escolher o curso que eu queria, eu já pensava em estudar na UFPA, então eu fiquei muito nervosa com a notícia de que eu tinha sido a primeira colocada. Foi muita emoção. Pelas minhas notas e avaliando as notas de corte do ano passado, eu esperava ser aprovada para o curso, mas não imaginava ser primeiro lugar geral. Na verdade, parece que a ficha ainda não caiu”, relembra a jovem dias após a emoção inicial e já com todos os documentos organizados para a habilitação no curso escolhido: Engenharia da Computação.

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, Mariana alcançou 899,73 pontos. Além da liderança na lista geral de aprovados, ela foi a única caloura mulher a estar entre os dez primeiros colocados gerais no listão do PS 2024. “Eu fico muito feliz em poder representar as mulheres na minha colocação e na área que eu vou cursar. Espero que, nos próximos anos, mais mulheres ocupem esses lugares”, completa a caloura, que visitou a UFPA no último dia 29 de janeiro e foi recebida pelo reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, e pela equipe da administração superior da Universidade para um cumprimento especial.

“Será uma alegria receber você na nossa universidade. A UFPA oferece uma variedade de oportunidades aos seus alunos, por isso desejamos que você tenha uma bela trajetória acadêmica, com muitas conquistas pessoais e profissionais. Estamos sempre empenhados em oferecer a todos os nossos alunos o melhor. Seja muito bem-vinda, Mariana”, saudou Emmanuel Tourinho. “Aproveito para parabenizar também a sua família, que certamente tem parte muito importante nessa conquista”, completou o reitor dirigindo-se ao pai da jovem, Valquires Ribeiro, que acompanhou a filha durante a visita à UFPA.

Primeira colocada entre os quase 7 mil novos calouros da UFPA, Mariana conheceu, além do reitor, o vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva; a pró-reitora de Ensino da Graduação, Loiane Prado Verbicaro; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Iracilda da Cunha Sampaio; o pró-reitor de Relações Internacionais, Edmar Tavares da Costa; o pró-reitor de Extensão, Nelson José de Souza Júnior; o pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Ícaro Duarte Pastana; o pró-reitor de Administração, Raimundo da Costa Almeida; e a procuradora-chefe da Procuradoria Federal junto à UFPA, Fernanda Ribeiro Monte Santo.

“É um mundo completamente novo para mim. Tive um ano muito pesado e dei o meu máximo, sempre buscando manter a calma e a minha saúde mental. Com o tempo que vou ter até o início das aulas, pretendo me dedicar um pouco mais a mim para poder começar o curso muito bem e podendo aproveitar o máximo”, planeja a caloura.

Maioria feminina – A conquista de Mariana no PS 2024 foi representativa da participação destacada das estudantes mulheres no Vestibular 2024. Assim como no Enem 2023, as mulheres formaram a maioria entre os inscritos na seleção da maior universidade da Região Norte do país e uma das maiores do Brasil.

Ao todo, a UFPA recebeu 61.902 inscrições, 62,71% delas de estudantes do gênero feminino. Além disso, em 2024, elas também devem ser maioria nas salas de aula. Dos 6.752 inicialmente classificados no PS, 3.684 são mulheres, ou seja, 54.56% dos candidatos classificados e convocados.

TEXTO: Edmê Gomes Paixão - Ascom UFPA

FOTOS: Alexandre de Moraes - Ascom UFPA

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 5 - Igualdade de GêneroODS 10 - Redução das Desigualdades