Na última terça-feira, 03, às 13h30, no Auditório do Capait, a Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) celebrou a apresentação do Plano de Desenvolvimento da Unidade-PDU. A elaboração do documento é resultado do trabalho coletivo dos servidores da Unidade. Nele estão previstas todas as ações, a curto, médio e longo prazos, que serão implementadas pela Progep nos próximos anos, no intuito de atender as demandas de gestão da Administração Superior e cumprir os objetivos estratégicos estabelecidos no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
O evento foi conduzido pela pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Karla Andreza de Miranda, e pelo assessor de gestão, Cleonildo Nahum. Além da socialização do documento, com as devidas ressalvas da sua importância como principal norteador das ações da gestão, também foi realizada a entrega para as diretoras da Progep dos Planos Operacionais, que contém o detalhamento necessário para a implementação de cada uma das ações previstas no PDU, elaborados após oficinas.
Segundo Cleonildo Nahum, a iniciativa de elaboração dos Planos Operacionais vem ao encontro de viabilizar a aplicabilidade do PDU e das ações do Plano de Gestão da Administração Superior com o máximo de eficiência, evitando que o documento seja meramente arquivado e que sua função seja comprometida. “Com eles, os diretores e coordenadores poderão delegar, com mais precisão e alinhamento, as atividades que deverão ser executadas por suas equipes, inclusive em nível individual com a seguinte elaboração dos Planos de Trabalho de cada servidor, permitindo, assim, o melhor acompanhamento que é fundamental para o êxito do PDU”, afirma o assessor.
Os Planos operacionais e os Planos de Trabalho são desmembramentos do PDU, que visam assegurar sua implementação. “Com o acompanhamento adequado do Plano é possível identificar os obstáculos e recorrentes dificuldades para realização de uma ação, previamente, o que possibilita que, em tempo oportuno, sejam pensadas novas estratégias que possam reverter isso e, caso necessário, até mesmo levem a uma adequação ou mudança da ação. Essa adaptabilidade, é um ponto fundamental durante a implementação do PDU, pois durante este processo os ajustes são determinantes para o alcance dos resultados planejados”, acrescenta Cleonildo.
De acordo com a pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Karla Andreza de Miranda, “a elaboração do PDU, alinhado ao Plano de Gestão da Administração Superior e ao PDI, contou com a colaboração massiva dos servidores da Progep. É a grande evidência de que a integração e o compromisso são as dimensões que, de maneira eficiente e eficaz, conduzem as ações institucionais desta Pró-Reitoria. O sentimento da equipe e de “dever cumprido. A satisfação é imensa por ver uma Progep muito integrada e alinhada a objetivos comuns”, declarou.
O PDU em sua integra, com todas as ações, indicadores, critérios de gestão, análise e avaliação, já está disponível no site da Progep. Para conferir clique aqui.
Texto e foto:Divulgação / Progep