O Processo Seletivo à Mobilidade Acadêmica Afirmativa terá edital lançado em 2021 (Mobaf 2021). A abertura do processo foi aprovada pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPA nesta quinta-feira, 23 de setembro. O último Mobaf foi realizado em 2019.
A seleção visa ao preenchimento de vagas em cursos presenciais de graduação da UFPA por discentes que já ingressaram por meio de Processo Seletivo Especial (PSE) para Indígenas e Quilombolas em anos anteriores e que não tenham cumprido mais que 75% da carga horária das atividades curriculares do curso ao qual estão vinculados(as). Não estão aptos ao processo candidatos(as) recém-ingressos(as) pelo PSE 2021-2 para Indígenas e Quilombolas.
Será ofertado um total de 628 vagas distribuídas em 154 cursos de graduação nos Campi de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí. A seleção terá fase única, que consistirá em uma Prova de Redação em Língua Portuguesa, de caráter classificatório.
A inscrição será on-line, devendo ser feita pelo site do Centro de Processos Seletivos (CEPS). Não haverá cobrança de taxa de inscrição. O edital deve ser publicado no Diário Oficial da União ainda em setembro; e as inscrições, abertas em outubro. O ingresso aos cursos ofertados está previsto para 2022.
Texto e arte gráfica: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA