A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Universidade Federal do Pará (UFPA) lançou, na última sexta-feira, 16, o Guia de Elaboração de Projeto Pedagógico de Curso de Graduação. O documento apresenta orientações para facilitar o trabalho dos cursos de Graduação, além de reiterar o comprometimento científico, social e cultural da UFPA em relação à formação acadêmica.
A elaboração do guia foi conduzido pela Coordenadoria de Acompanhamento Curricular (CAC), da Diretoria de Desenvolvimento do Ensino (Diden) da Proeg, que tem como competência acompanhar e orientar processos referentes ao desenvolvimento de Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de Graduação, fomentando a compreensão de currículo contextualizado para a promoção de processos de ensino e de aprendizagens críticos, flexibilizados e significativos. Como identidade de um curso de Graduação, o PCC incide principalmente na organização dos percursos formativos, nas competências e no perfil profissional do egresso.
De acordo com Loiane Prado Verbicaro, pró-reitora de Ensino de Graduação, as orientações do guia respeitam “as singularidades de cada curso no estabelecimento das atividades curriculares e extensionistas e de adesão à flexibilização curricular”. Além disso, o documento reitera a necessidade de atendimento à Política de Inclusão Social, princípio central para a garantia da diversidade”.
Apresentado aos(às) gestores(as) durante o Fórum de Graduação e das Licenciaturas, realizado em novembro de 2023, o Guia de Elaboração de Projeto Pedagógico de Curso de Graduação está disponível para acesso aqui e no site da Proeg.
“O guia orienta as Coordenações de Curso e os Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) sobre os processos de organização curricular, os dispositivos legais e normativos do Conselho Nacional de Educação (CNE) e as Resoluções Institucionais da UFPA, para que o PPC atenda aos seus legítimos propósitos, entre eles, a formação profissional qualificada e socialmente referenciada na Amazônia”, reforça Roseane Matos Fernandes, coordenadora da CAC.