Proex divulga edital do Programa Institucional de Bolsas de Extensão 2026

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (Proex) lançou, nesta segunda-feira, 5, o edital do Programa Institucional de Bolsas de Extensão 2026 (Pibex). O Pibex busca promover o desenvolvimento de projetos de extensão universitária que envolvam a sociedade e possibilitem a participação de discentes da graduação, por meio de bolsas, integrando contextos externos ao ambiente acadêmico. As submissões de projetos podem ser realizadas por meio do Módulo de Extensão do Sigaa.

Para este ano, o Pibex vai ofertar 350 bolsas no valor de R$ 700 (setecentos reais) mensais, durante o período de 12 meses, sendo válidas de 1º de abril de 2026 a 31 de março de 2027. As bolsas serão distribuídas em duas categorias: 200 para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e 150 para ampla concorrência.

Todos os servidores docentes e técnicos-administrativos com nível superior, que componham o quadro efetivo da UFPA, estão aptos a solicitar uma bolsa PIBEX por projeto. Cada coordenador poderá solicitar uma bolsa Pibex para o seu projeto.

Como funciona – Os projetos devem, obrigatoriamente, estar vinculadas aos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de graduação das Unidades Acadêmicas dos seus proponentes e estar relacionados às seguintes áreas temáticas: comunicação; cultura; direitos humanos e justiça; educação; meio ambiente; saúde; tecnologia e produção; e saúde. As submissões de projetos devem ser realizadas de 7 de janeiro a 8 de fevereiro de 2026.

O resultado final das propostas para a solicitação de bolsas será divulgado no dia 25 de março de 2026, pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Para conferir todo o cronograma de avaliação, acesse o Edital.

Serviço:

Edital do Pibex 2026

Inscrição: Módulo de Extensão do Sigaa

Período: 7 de janeiro a 8 de fevereiro de 2026

Edital 01/2026 

Manual para cadastro de Projeto de Extensão

TEXTO: Divulgação Proex/UFPA

ARTES: Arquivo Ascom/UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de Qualidade

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo