Professor do Reino Unido fala sobre tendências de urbanização que afetam povos indígenas

"banner

No dia 19 de setembro, às 16h, a Universidade Federal do Pará (UFPA) irá receber o Workshop internacional “Contested Territories and Indigenous Urbanisation: Lessons from Bolivia and Ecuador”, no auditório do Instituto de Tecnologia do ITEC, com a presença do professor Philipp Horn, da Universidade de Sheffield, do Reino Unido. A conferência é aberta ao público, sem a necessidade de inscrições, e será ministrada em espanhol.

A palestra é dedicada às tendências de urbanização que afetam povos indígenas na América Latina. Os diferentes estágios de urbanização indígena serão ilustrados por meio dos casos da Bolívia e do Equador, onde povos indígenas habitam territórios diversos e são afetados por padrões de colonização, exploração, desterritorialização e desapropriação.  Neste contexto, os povos indígenas são ativamente envolvidos em resistências à desterritorialização, desafiando padrões desiguais de desenvolvimento urbano, e buscando alternativas de desenvolvimento endógeno, como o Sumak Kawasay (Bem Viver), decolonialidade, e direito à cidade.

"Vivemos em um mundo que se urbaniza, e povos indígenas não são uma exceção a essa tendência. Logo precisamos deixar de olhar para os povos indígenas apenas como guardiões das florestas, e, em vez disso, passar a oferecer uma perspectiva urbana dos direitos indígenas, incluindo-os no planejamento", explica o professor Philipp Horn.

Neste contexto, o workshop também irá explorar as lutas dos movimentos sociais e examinar criticamente as tentativas das autoridades e dos governos, locais e nacionais, de integração dessas novas abordagens às políticas públicas e práticas de gestão. O debate oferecerá um marco teórico, metodológico, e fundamentos práticos para a análise de como seria possível conduzir planejamento urbano sensível às necessidades de indígenas na América Latina e em outros lugares onde exista essa coexistência de culturas. O foco nos povos indígenas reflete a realidade da Bolívia e do Equador, mas pode servir de guia para a luta de todos os segmentos étnicos que, no Brasil, são vistos como tradicionais e permanecem invisíveis nas cidades.

Sobre o Palestrante – O doutor Philipp Horn é cientista político, com mestrado e doutorado em Desenvolvimento e Planejamento Urbanos, obtidos com distinção na University of Manchester. Atualmente é professor de Estudos Urbanos e Planejamento Urbano (Urban Studies and Planning) na University of Sheffield. Seus interesses de pesquisa abrangem planejamento e desenvolvimento urbano no Sul Global, com foco regional na América do Sul. Dentro dessa agenda de pesquisa, seus projetos focam as interpelações entre indigeneidade urbana e planejamento participativo e orientado pelos cidadãos.

Cooperação Internacional – A programação integra a agenda de atividades da Jornada de Cooperação Internacional da UFPA, iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) e da Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer), por meio do Programa de Apoio à Cooperação Internacional (PACI).

O programa tem como objetivo incentivar o aproveitamento de oportunidades de cooperação entre pesquisadores e grupos de pesquisa vinculados a programas de pós-graduação da UFPA e de outras instituições do Brasil e do exterior. O PACI oferece recursos para a realização de reuniões com Grupos de Pesquisa externos, que visem à elaboração de propostas a serem submetidas a agências de fomento que estejam disponibilizando financiamento para a pesquisa.

Serviço:
WorkshopContested Territories and Indigenous Urbanisation: Lessons from Bolivia and Ecuador
Data: 19 de setembro de 2019
Horário: às 16h
Local: ITEC – Próximo ao prédio da Universitec.

Texto e Arte: Prointer