menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Professor e bolsistas da UFPA promovem oficina com objetos matemáticos em escola estadual

"Oficina

Estudantes da Escola Estadual Temistocles de Araújo, no bairro Marambaia, em Belém, tiveram um aprendizado matemático diferente no dia 7 de maio. Eles receberam na sala de aula a oficina “Geometria Analítica e Objetos Matemáticos: uma viagem adorável sobre as superfícies, retas e planos”, ministrada pelo professor Márcio Lima do Nascimento, da Faculdade de Matemática da UFPA, com o apoio dos bolsistas Felipe Neves e Alessandro Silva.

"objetosmatematicos2"Na ocasião, alunos do 3º Ano do Ensino Médio da escola puderam ver e fazer objetos geométricos que antes ilustravam apenas as folhas dos cadernos. A ação prática faz parte do Projeto de Extensão PIBEX/UFPA: “Jogos, objetos matemáticos e criatividade em escolas de Ensino Médio”, que promove apresentação dos objetos matemáticos para professores e alunos, além de colaborar com as atividades escolares por meio da aplicação lúdica dos objetos e o conteúdo da disciplina.

“Esse projeto não é uma exposição de Matemática somente, ele visa interferir no momento em que o aluno está estudando. E esses alunos estão estudando geometria analítica, que é um assunto que cai no Enem. Então, nós combinamos com o professor deles, Junior Brito, e fomos com um monte de objetos concretos, vídeos, e eles tiveram que colocar a mão na massa: cortar, colar, fazer alguns objetos”, avalia positivamente o coordenador do projeto, professor Márcio Nascimento.

O professor de matemática dos alunos, Junior Brito, aprovou a iniciativa e afirma que unir o lúdico ao conteúdo teórico e resolução de exercícios ajuda no aprendizado do aluno.

“Foi muito bom. Os alunos gostaram, comentaram, perguntaram quando vai ter novamente. A iniciativa ajuda porque é uma metodologia diferente. A Matemática é uma disciplina que as pessoas têm 'medo', mas quando se faz um trabalho diferente, cria o interesse do aluno. E quando o aluno fala que algo é legal, já consegue prender a atenção, é válido!”, afirmou o professor Junior Brito.  

"objetosmatematicos3"Os estudantes aprovaram a metodologia de ensino. “Gostei bastante, achei bem legal a forma como explicaram Matemática pra gente, foi bem fácil de entender, com exemplos, e nós mesmos fizemos, dá pra ter outra visão. Vai ajudar no Enem!”, afirmou Bruna Beatriz, de 16 anos.

Já a aluna Fernanda Borges, de 17 anos, conta que depois da oficina, a Geometria ficou mais fácil. “Achei bem interessante, gosto de Matemática. A forma como ele ensinou sobre as formas geométricas foi diferente, eu não sabia porque eram aquelas fórmulas e depois que aprendi ficou bem mais fácil”, conta a adolescente, que vai tentar vestibular para o curso de Engenharia da Computação. 

Texto: Thais Rezende
Fotos: Divulgação

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo