De operário a educador. Do ensino básico ao superior. De coordenador Multicampi a reitor da maior universidade da Amazônia. Foi sob muitos aplausos de um auditório lotado que Gilmar Pereira da Silva, novo reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), tomou posse oficialmente nesta sexta-feira, 11 de outubro. Gilmar Pereira da Silva sucede a Emmanuel Zagury Tourinho, com o qual compartilhou a Reitoria nos últimos dois quadriênios, no cargo de vice-reitor. Além da transmissão de cargo, a cerimônia de posse também contou com a nomeação da nova vice-reitora da UFPA, Loiane Verbicaro, e dos demais integrantes da gestão superior.
Ciente da responsabilidade e do desafio que é comandar a maior produtora de Ciência na Amazônia, o novo reitor, durante o discurso de posse, reforçou o seu compromisso de buscar um ambiente cada vez mais plural, acolhedor, acessível e aberto a todas as formas de conhecimento.
“A universidade na Amazônia tem uma incumbência bem mais complexa que suas congêneres em outras partes do território nacional e internacional, pois, além das atividades acadêmicas ligadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, exigidas de cada instituição dessa natureza, tem também a necessidade de pensar a realidade local, buscando compreender em que medida vem se consolidando a identidade das populações dessa região; ao mesmo tempo, em que precisa apontar caminhos para um novo desenvolvimento por meio de um processo de mediação capaz de construir um diálogo profícuo com a comunidade científica e com toda a sociedade”, defendeu.
Para o novo dirigente, a produção de saberes, sejam eles científicos, técnicos, tecnológicos ou culturais, deve estar voltada às demandas que as conjunturas regional e nacional exigem, sendo respeitada a individualidade de cada ser.
“Com base nessa compreensão é que venho, ao longo dos anos, me constituindo como docente, pesquisador e gestor dessa Universidade, tentando mergulhar em seus fazeres e em cada um dos pilares que lhe sustentam e, ao mesmo tempo, colocando os conhecimentos produzidos pela humanidade em diálogo com a realidade social. Aqui, tenho buscado integrar ações em prol de uma Universidade cada vez mais inteira, a partir das multideterminações que a constituem, quer do ponto de vista conceitual, político, social, cultural, epistemológico e territorial; quer no sentido de permitir que ela esteja presente nesta nossa Amazônia, integrando-a, socializando-se e envolvendo-se com nossas particularidades e realidades”, apontou Gilmar Pereira.
Esse olhar amplo, multiplicador e de respeito às especificidades de cada indivíduo e de cada realidade também é compartilhado pela nova vice-reitora da Universidade, Loiane Prado Verbicaro. “Não temos tempo a perder. É com esse sentimento que juntos dedicaremos todo o amor que há em nós para fazer da Universidade Federal do Pará uma universidade ousada, vibrante, pulsante, pujante, que se reinventa e que induz a construção de uma educação socialmente referenciada, aberta às demandas da sociedade, comprometida com a nossa região, com as nossas histórias, com as nossas existências e vivências, pensando o futuro da nossa Amazônia e do nosso país com autonomia, inclusão e excelência”, destacou com entusiasmo Loiane Prado Verbicaro.
Universidade Multicampi – Tendo contribuído sobremaneira para a ampliação do papel multicampi da UFPA, o novo reitor aponta a ampliação dos espaços da Universidade pelo interior do estado como um ponto norteador para a gestão que se inicia. De origem humilde, Gilmar Pereira da Silva sempre defendeu a necessidade de se facilitar a todos o acesso à mesma Universidade que transformou a sua vida. Essa vocação para a democracia social e o compromisso com os valores humanistas, foram as características destacadas pelo agora ex-reitor, Emmanuel Zagury Tourinho, que aproveitou a cerimônia de transmissão de posse para demonstrar a sua confiança na “orquestra multicampi” que será formada pela nova gestão.
“Vocês farão um trabalho extraordinário que será motivo de orgulho para todos nós e nos representarão com brilhantismo nessa luta continuada por uma educação de qualidade para todas as pessoas e por um mundo sem racismo, sem exclusão, sem discriminação, com arte e cultura, com sustentabilidade e com a integração de saberes tradicionais e conhecimentos técnicos-científicos. Vocês têm a experiência, a sabedoria e a determinação que a Universidade Federal do Pará precisa e, acima de tudo, vocês têm a confiança da nossa comunidade e estão aqui porque foram escolhidos por esta comunidade para esta missão. Muito sucesso para vocês!”, desejou Emmanuel Zagury Tourinho.
O diferencial do trabalho multicampi realizado pela UFPA tem sido muito importante para a formação de profissionais qualificados em diferentes regiões do Pará e da Amazônia como um todo. “É fundamental que a UFPA, em sua extraordinária estrutura multicampi, continue sendo a maior produtora mundial de Ciência na Amazônia, sobre a Amazônia e para a Amazônia, associando saberes tradicionais a descobertas técnico-científicas para que aqui tenhamos um território de pesquisa e debate sobre o futuro da nossa Amazônia e do País”, ressaltou a vice-reitora empossada, Loiane Verbicaro.
Cerimônia – Quem participou presencialmente da cerimônia realizada no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), no Campus Básico do Guamá, foi recepcionado com música latino-americana e instrumental Amazônica executada pelo grupo musical Conexão Amazônica formado pelos estudantes da Escola de Música da UFPA (Emufpa): Wesley Souza (guitarra solo), Raíssa Coutinho (guitarra base), Elton Castro(teclado), Edivaldo Moraes (baixo elétrico), Carlos Canhão (bateria), Lourena Carvalho e Bruno Barros (percussão) e Camila Moraes (voz).
No auditório, a sessão solene de transmissão do cargo de reitor foi aberta com a apresentação da cantora Alba Mariah, acompanhada dos professores da Emufpa Adalbert Carneiro, Ziza Padilha, Kleber “Paturí” Benigno e Marcos Vinícios Rodrigues Cardoso.
Aclamação – Além da presença da comunidade acadêmica da capital e do interior e da família dos novos gestores, a cerimônia de posse contou a presença de representantes de diversos setores da sociedade, incluindo movimentos sociais, autoridades políticas, artistas locais e nacionais, setores da indústria, representantes de Instituições de Ensino Superior no Pará e ex-reitores da UFPA, como José Seixas Lourenço, Marcos Ximenes, Nilson Pinto e Carlos Edilson Maneschy, Presidente da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) e na ocasião, representando o governador do Estado do Pará, Helder Barbalho.
“Tenho certeza que cada uma das pessoas que estão aqui, que lhe receberam de maneira tão carinhosa, tão efusiva, tem a exata dimensão da importância que o senhor representa para esta Universidade e para esse estado. Você simboliza, uma trajetória de lutas muito urgente, particularmente daquelas pessoas menos favorecidas que dependem desta Instituição, para fazer com que esse espaço seja cada vez mais um espaço de muita oportunidade, muita paz e, sobretudo, justiça social”, pontuou.
Emocionado, o Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, falou sobre a felicidade de poder estar presente neste importante momento para a história da Universidade e de seu amigo pessoal, o novo reitor, a quem conheceu há 40 anos, ainda no início de sua caminhada profissional. “Conheci o professor Gilmar ainda operário, no complexo do alumínio, e o vi estudar, se formar em Pedagogia e se constituir como um grande pensador acadêmico e um doutor. Hoje, fico muito, mas muito feliz, em ver que depois da passagem da Zélia, como vice-reitora, essa é a primeira vez que a Universidade Federal do Pará efetivamente tem um reitor preto e, mais do que isso, um reitor preto eleito pela comunidade universitária. Um momento histórico e singular. Então, nesse momento, o meu desejo é de muita boa sorte ao querido amigo de sonhos e lutas para que, como Magnífico Reitor, ele se mantenha também como um magnífico gestor e entregue à nossa comunidade uma universidade cada vez mais potente e mais capaz de ajudar na transformação da sociedade”, desejou Edmilson Rodrigues a Gilmar Pereira da Silva.
Por sua vez, o representante do Ministério da Educação (MEC), o Secretário de Educação Superior, Alexandre Brasil, aproveitou para ressaltar a importância da Universidade poder contar com uma gestão potente e capaz de continuar o trabalho de transformação e potencialização pelo qual a UFPA tem passado nos últimos anos. “Hoje, Gilmar Pereira é o homem certo para continuar transformando e aprofundando uma universidade comprometida socialmente, investindo em pesquisa, no ensino e em extensão, transformando a realidade do Pará e contribuindo para a transformação do desenvolvimento do Brasil”, apontou.
Nova Gestão – Durante a sessão solene de transmissão do cargo de reitor, Gilmar Pereira da Silva executou os seus primeiros atos como novo reitor UFPA.
Foram nomeados, além da vice-reitora, professora Loiane Prado Vervicaro; a Procuradora Federal da Advocacia Geral da União Fernanda Ribeiro Monte Santo, como Procuradora-Chefe da Procuradoria Federal junto à UFPA; a professora Maria Lucilena Gonzaga Costa, como Pró-Reitora de Ensino de Graduação; a professora Maria Iracilda da Cunha Sampaio, como Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação; o professor Nelson José de Souza Júnior, como Pró-Reitor de Extensão; o técnico-administrativo Raimundo da Costa Almeida, como Pró-Reitor de Administração; o técnico-administrativo Ícaro Duarte Pastana, como Pró-Reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal; o técnico-administrativo Cristian Mayko Carvalho da Costa, como Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional; o professor Doriedson do Socorro Rodrigues, como chefe do gabinete da reitoria; o professor Eliomar Azevedo do Carmo, como Prefeito Multicampi; o professor Ronaldo Marcos de Lima Araújo, como Superintendente da Assistência Estudantil; e a professora Zélia Amador de Deus, como diretora da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social.
Os professores Gilmar Pereira da Silva e Loiane Prado Verbicaro, acompanhados da equipe, conduzirão a Universidade Federal do Pará pelos próximos quatros anos.