Com o objetivo de construir ações coletivas de âmbito internacional, o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), professor Gilmar Pereira da Silva, recebeu a professora da Universidade de Laval (Québec, Canadá) Emilie Doutreloux, titular da Cátedra de Liderança Docente em Equidade, Diversidade e Inclusão na Educação – National Bank. A sessão realizou-se na manhã desta segunda-feira, 2 de dezembro, no Espaço Fulbright Interdisciplinary Network, localizado no Centro de Internacionalização da UFPA.
Prestigiaram a reunião a professora Maria Iracilda da Cunha Sampaio, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp); a professora Maria Lucilena Gonzaga Costa, da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg); o professor Nelson José de Souza Júnior, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex); o professor Ronaldo Marcos de Lima Araujo, da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest); o diretor da Agência de Inovação (Universitec), professor Filipe de Oliveira Saraiva; o diretor do Centro de Internacionalização, professor Marcelo Galvão; o diretor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (Icen), professor Marcos Monteiro Diniz; e representantes do Instituto Hounsou de Integração África – Amazônia (Hafama), Israël Sèwanou Hounsou e Maria Clara Montenegro.
Desafios – O reitor Gilmar Pereira propôs que dois grandes temas norteassem as negociações entre a UFPA e a Universidade de Laval a fim de, num futuro próximo, estabelecer um acordo de cooperação. São elas, a característica multicampi da UFPA e a inclusão. “Além dos estudantes mais vulneráveis que a Universidade acolhe todos os anos, em diferentes cidades da Amazônia, também os estudantes estrangeiros precisam de atenção especial para que se integrem aos processos acadêmicos e administrativos e a um país diferente daquele onde nasceram”, comentou.
Como professora assistente do Departamento de Fundamentos e Práticas em Educação da Universidade de Laval, Doutreloux reconhece as dificuldades dos estudantes estrangeiros, pois é responsável, com o reitor Gilmar Pereira, pela orientação de Israel Hounsou – doutorando em Educação com ênfase em cooperações internacionais e cooperações sul-sul, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Por meio da experiência de pesquisa de Hounsou, conseguimos recursos com a Agence Universitaire de la Francophonie (AUF – Ameriques) para conhecer melhor os obstáculos enfrentados pelos estudantes estrangeiros do Brasil e do Canadá, entendendo o papel das associações estudantis no processo. As etapas de trabalho serão desenvolvidas na UFPA, na Universidade de Laval e também na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)”, disse.
Palestra – Pela parte da tarde, em sessão gratuita no mesmo Centro de Internacionalização da UFPA, Doutreloux discutiu os princípios de Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI) no ensino, destacando estratégias para promover ambientes mais justos, diversos e inclusivos no âmbito acadêmico e profissional. A professora da Universidade de Laval deve regressar à UFPA, em 2025.