Professora da Universidade de Laval (Canadá) discute Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI) na UFPA

Com o objetivo de construir ações coletivas de âmbito internacional, o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), professor Gilmar Pereira da Silva, recebeu a professora da Universidade de Laval (Québec, Canadá) Emilie Doutreloux, titular da Cátedra de Liderança Docente em Equidade, Diversidade e Inclusão na Educação – National Bank. A sessão realizou-se na manhã desta segunda-feira, 2 de dezembro, no Espaço Fulbright Interdisciplinary Network, localizado no Centro de Internacionalização da UFPA. 

Prestigiaram a reunião a professora Maria Iracilda da Cunha Sampaio, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp); a professora Maria Lucilena Gonzaga Costa, da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg); o professor Nelson José de Souza Júnior, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex); o professor Ronaldo Marcos de Lima Araujo, da Superintendência de Assistência Estudantil (Saest); o diretor da Agência de Inovação (Universitec), professor Filipe de Oliveira Saraiva; o diretor do Centro de Internacionalização, professor Marcelo Galvão; o diretor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (Icen), professor Marcos Monteiro Diniz; e representantes do Instituto Hounsou de Integração África – Amazônia (Hafama), Israël Sèwanou Hounsou e Maria Clara Montenegro.

Desafios – O reitor Gilmar Pereira propôs que dois grandes temas norteassem as negociações entre a UFPA e a Universidade de Laval a fim de, num futuro próximo, estabelecer um acordo de cooperação. São elas, a característica multicampi da UFPA e a inclusão. “Além dos estudantes mais vulneráveis que a Universidade acolhe todos os anos, em diferentes cidades da Amazônia, também os estudantes estrangeiros precisam de atenção especial para que se integrem aos processos acadêmicos e administrativos e a um país diferente daquele onde nasceram”, comentou.

Como professora assistente do Departamento de Fundamentos e Práticas em Educação da Universidade de Laval, Doutreloux reconhece as dificuldades dos estudantes estrangeiros, pois é responsável, com o reitor Gilmar Pereira, pela orientação de Israel Hounsou – doutorando em Educação com ênfase em cooperações internacionais e cooperações sul-sul, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). “Por  meio da experiência de pesquisa de Hounsou, conseguimos recursos com a Agence Universitaire de la Francophonie (AUF – Ameriques) para conhecer melhor os obstáculos enfrentados pelos estudantes estrangeiros do Brasil e do Canadá, entendendo o papel das associações estudantis no processo. As etapas de trabalho serão desenvolvidas na UFPA, na Universidade de Laval e também na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)”, disse.

Palestra Pela parte da tarde, em sessão gratuita no mesmo Centro de Internacionalização da UFPA, Doutreloux discutiu os princípios de Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI) no ensino, destacando estratégias para promover ambientes mais justos, diversos e inclusivos no âmbito acadêmico e profissional. A professora da Universidade de Laval deve regressar à UFPA, em  2025.

TEXTO: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 10 - Redução das DesigualdadesODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo