Na próxima sexta-feira, dia 19 de novembro, às 16h, vai ocorrer a solenidade de outorga do título de Professora Emérita a Edna Maria Ramos de Castro, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN). O evento será aberto ao público, respeitando os protocolos de biossegurança do bandeiramento verde.
A concessão do título foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), em julho de 2020. O título foi proposto pelo Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA/UFPA). Com uma trajetória de mais de 30 anos na Universidade Federal do Pará (UFPA), especialmente no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), Edna Castro é a 50a docente da Instituição que receberá a honraria. O título é concedido a professores(as) com reconhecida atuação acadêmica e científica. O adjetivo emérito é derivado da palavra em latim emeri, que significa "ganhar através do serviço".
Trajetória – Graduada em Ciências Sociais pela UFPA e doutora em Sociologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, Edna Castro já foi professora das Universidades de Montreal, no Canadá, Le Havre, na França, e de Brasília (UnB), além da UFPA. Atualmente, mesmo aposentada, ainda atua como professora voluntária no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU/NAEA), do qual foi a primeira coordenadora, e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/IFCH), ambos da UFPA.
A professora também foi coordenadora geral do NAEA; presidenta da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR); diretora da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); conselheira da SBPC; diretora da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS) e atualmente é vice-presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS).
Serviço
Solenidade de outorga do título de Professora Emérita a Edna Maria Ramos de Castro
Data: 19 de novembro de 2021
Horário: 16h
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), UFPA – Campus Guamá.
Aberto ao público. Obrigatório o uso de máscara.
Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte gráfica: Divulgação