A professora do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), Andreza Smith, lança o livro Tráfico de Pessoas para Exploração Sexual, às 17h30, nesta sexta-feira, 23, no Auditório Hailton Corrêa do ICJ. A obra resulta da sua dissertação e da tese, orientadas pela professora doutora Jane Beltrão, produzidas no Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD). O livro, voltado para a comunidade geral e acadêmica, pode ser comprado diretamente com a autora ou no site da editora Lumen Júris.
Programação – Com a proposta de apresentar a obra e a importância de publicar as pesquisas acadêmicas na Amazônia, a programação inclui uma mesa-redonda com a autora, a professora doutora Jane Beltrão e a diretora da Faculdade de Direito, professora doutora Valena Jacob.
Objetivo e Importância – Além de divulgar a pesquisa, a publicação também ilumina um assunto pouco explorado na Amazônia: O tráfico de pessoas. Por isso, para a autora, a obra “é o registro de 10 anos da minha atuação e pesquisa nessa temática. A obra marca uma importante discussão, a invisibilidade na Amazônia, que precisa ser cada vez mais conhecida pela sociedade e pelos operadores do direito em geral.
“Tráfico de Pessoas para Exploração Sexual” – De acordo com a escritora, a necessidade de debater o tema surgiu de seu trabalho em Organizações não Governamentais. “Nesse espaço de atuação, me deparei com a questão do tráfico de pessoas para exploração sexual, assim entrei no mestrado em 2008 para pesquisar a situação das mulheres vítimas desse crime em Belém. Na sequência, em 2011, entrei no doutorado para pesquisar travestis e transmulheres vítimas. Todas as pesquisas foram desenvolvidas na capital paraense. Era preciso produzir informações sobre a questão que enfrentamos no dia a dia das ONGs”, explica a professora.
Por isso Andreza juntou sua dissertação Direitos Humanos, Tráfico de Pessoas e Exploração Sexual de Mulheres em Belém-Pará-Brasil à tese Travestis e Transmulheres: rotas e conexões de protagonistas de tráfico para exploração sexual. “Imediatamente, após defender a tese em junho de 2016, comecei a organizar o livro, pois era um desejo a ser concretizado, que foi possível com o apoio da editora Lumen Júris, reconhecida no mercado jurídico nacional”, conta.
Dissertação e Tese – As pesquisas que inspiraram a obra envolveram diversos métodos: “Fiz pesquisa bibliográfica e de campo, utilizando entrevistas realizadas com mulheres pela Ong Sodireitos, que eu dirigi durante alguns anos, e também eu mesma fiz entrevistas com travestis e transmulheres em Belém e em Lisboa, durante o doutorado sanduíche. Assim, utilizei multimétodos para privilegiar diferenciadas abordagens sobre tema tão complexo”, relata Andreza.
Serviço:
Lançamento do livro Tráfico de Pessoas para Exploração Sexual
Data e Hora: às 17h30, nesta sexta-feira, 23 de junho
Local:Auditório Hailton Corrêa – ICJ – Campus Profissional da UFPA, Guamá, Belém.
Texto: Alice Palmeira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação