Professoras da UFPA são contempladas com bolsas de pesquisadoras visitantes do Programa Fulbright

Já imaginou conseguir uma bolsa de pesquisa no exterior? Esse sonho pode não ser tão distante quando se tem dedicação e força de vontade. As docentes Katiane Silva, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH),  e Monique Medeiros , do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF), ambas vinculadas ao Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (PPGAA), da UFPA, foram selecionadas pela Fulbright Brasil para atuarem como pesquisadoras visitantes na University of Geogia (UGA), nos Estados Unidos. O programa prevê a participação das professoras em atividades acadêmico-científicas durante quatro meses de mobilidade.

Selecionada na chamada para Professora e Pesquisadora Visitante – Faculty Member Award FY 2024-2025, a docente Katiane Silva vai desenvolver suas atividades no Departamento de Antropologia UGA, com atuação no Humans and Environmental Change Lab (HECLab), coordenado pelo professor Donald Nelson.  A proposta de trabalho da pesquisadora tem como base a sua pesquisa intitulada Conflitos socioambientais e processos de territorialização na demarcação de Terras Indígenas no Brasil: o caso dos Munduruku e Apiaká no Planalto Santareno, Amazônia brasileira.

“Com a pesquisa que propus, será possível estreitar a compreensão mútua das instituições (UFPA e UGA) acerca dos processos demarcatórios, em contextos ímpares, mas com agentes sociais semelhantes (povos indígenas, pesquisadores, governantes, ativistas). Isso é significativo para a Antropologia, pois permite uma apreensão comparativa desses processos em distintas escalas regionais e nacionais. Essa experiência será uma excelente oportunidade para minha imersão em outra cultura acadêmica e para a ampliação da minha rede de colaboração com pesquisadores internacionais”, explica Katiane Silva.

Fotografia posada das professoras Monique Medeiros, mulher branca, de cabelos de altura mediana loiros, que veste uma blusa preta de gola alta; e Katiane Silva. mulher parda, de cabelos liso, longo e pretos, com óculos em formato oval e que veste blusa preta de manga três quartos com desenhos de corações por toda a sua extensão. Elas estão dispostas a frente de uma parede que apresenta o seguinte texto: UFPA, MAIS QUE UMA UNIVERSIDADE.

Para a professora Monique Medeiros, aprovada na seleção Junior Faculty Member Award,  esta oportunidade de mobilidade também é grande oportunidade para reforçar os laços acadêmico-científicos entre a UFPA e a UGA, especialmente entre o Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares e o Programa de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas, com os professores Gregory Thaler, do Departamento de Relações Internacionais da UGA, e Don Nelson, do Departamento de Antropologia da universidade americana. A proposta de pesquisa da professora que recebeu a bolsa prevê a análise dos projetos de desenvolvimento formulados e operacionalizados, no formato top-down, no município de Salvaterra, no Arquipélago do Marajó, bem como as contratendências edificadas pelas comunidades quilombolas locais em face desses projetos.

“Será muito importante compartilhar reflexões sobre os dados encontrados em campo com os pesquisadores da UGA. As discussões nas reuniões do grupo de pesquisa e as perspectivas interdisciplinares lançadas sobre os dados construídos ampliarão e aprofundarão a compreensão dos problemas de pesquisa. Outra possibilidade que a articulação de conhecimentos entre pesquisadores pode abrir é a construção de um arcabouço teórico mais rico e denso para projetos de desenvolvimento e modos de vida de populações tradicionais”, ressalta Monique Medeiros.

Programa Fulbright –  Criado em 1946, por lei do Senador J. William Fulbright, o Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do Governo dos Estados Unidos da América  tem como principal objetivo ampliar o entendimento entre os EUA e outros países.  O programa oferece financiamento estudantil e bolsas de estudo para estudantes, acadêmicos, professores e profissionais para que possam fazer pós-graduações, pesquisas avançadas, lecionar em universidades e em escolas fundamentais e do ensino médio em outros países, por meio de editais disponibilizados para ampla concorrência em todo o país.

No Brasil, a Comissão Fulbright no Brasil selecionou os candidatos por meio de avaliação de suas qualificações acadêmicas e profissionais, somada à relevância das propostas de pesquisa sugeridas. A comissão financia, por meio de uma verba determinada, a estadia de cada acadêmico visitante.

Parceria de longa data –  Por meio da “Iniciativa de Governança de Recursos Naturais do Brasil” (BNRGI), professores e estudantes do INEAF/PPGAA colaboram com colegas da UGA desde 2019. Essa iniciativa traz para os estudantes uma rede profissional e uma plataforma de aprendizado para desenvolver e implementar soluções envolvendo estudantes, acadêmicos e profissionais brasileiros e americanos. O PPGAA já teve um de seus estudantes beneficiado com uma bolsa de doutorado “sanduíche” da Capes, para permanecer seis meses na UGA. E, da mesma forma, o programa já recebeu um estudante de doutorado da UGA.

TEXTO: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Arquivo pessoal