A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) tem alcançado resultados importantes nas pesquisas sobre a qualidade do atendimento aplicada junto aos seus usuários, que passaram a ser regulares a partir de 2023. Em nível geral, os resultados do ano passado apontaram 98,30% de usuários satisfeitos com os atendimentos. Essa tendência positiva segue na avaliação parcial do primeiro semestre de 2024.
A iniciativa para a consulta, prevista no planejamento da unidade (iniciativa 1.1 do PDU/Progep), partiu da Coordenadoria de Atendimento ao Usuário (CAU/DGP) e tem como propósito avaliar se as necessidades dos usuários foram atendidas e como ocorreu sua experiência durante o atendimento. A avaliação é realizada por meio de um questionário disponibilizado nas diversas coordenadorias da Progep para resposta voluntária e espontânea pelos servidores atendidos. Essa avaliação é aplicada para os atendimentos presenciais e também para os realizados por meio de ligação telefônica, e-mail e WhatsApp.
“Nosso objetivo é proporcionar um atendimento de excelência, e, para isso, precisamos ouvir aqueles que são diretamente impactados pelos nossos serviços. Sabemos que um atendimento de qualidade não só resolve problemas, mas também constrói confiança e fortalece a imagem da nossa instituição. Para atingir esse objetivo, implementamos instrumentos de avaliação regular, permitindo que nossos usuários avaliem os serviços prestados e ofereçam feedbacks construtivos. Logo a participação ativa dos usuários tem sido crucial para identificarmos pontos de melhoria e ajustarmos nossas práticas conforme suas necessidades e expectativas”, explica a coordenadora da CAU, Nerivane Mendes.
Dados de 2024 – Ao serem questionados se a solicitação foi atendida, 95,3% apontaram que sim. Já quando consultados acerca da presteza e cordialidade do atendimento, 94% julgaram positivamente.
“Os resultados, até agora, têm sido muito positivos e isso é um testemunho claro do comprometimento e dedicação dos servidores da Progep em proporcionar um atendimento de alta qualidade. Esses números representam a confiança e a satisfação dos nossos usuários. No entanto sabemos que sempre há espaço para melhoria, e é por isso que continuamos empenhados em utilizar cada feedback como uma oportunidade de crescimento. Queremos garantir que cada interação com a Pró-Reitoria seja uma experiência positiva e resolutiva para nossos usuários”, ressalta Nerivane Mendes. Para receber esse feedback, o questionário também disponibiliza um espaço para que seja indicada alguma sugestão ou reclamação. As opiniões coletadas com o questionário possibilitam que sejam implementadas melhorias contínuas e apresentadas soluções para os problemas apontados na consulta.