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TAMANHO DA FONTE

Progep promove oficina para elaboração do Plano de Desenvolvimento da Unidade

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A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) reuniu servidores, por meio de uma Oficina, em prol da elaboração do novo Plano de Desenvolvimento da Unidade-PDU, que, acompanhando o Plano de Desenvolvimento da UFPA-PDI , terá a vigência de 2017 a 2025. O evento ocorreu no período de 12 de junho a 06 julho. 

Durante a oficina, diretores, coordenadores, assessores e servidores lotados na Progep, juntamente com a pró-reitora Karla Andreza de Miranda, redefiniram missão, visão e os princípios da Unidade, bem como pactuaram as ações que serão desenvolvidas nos próximos anos que impactam no alcance dos objetivos estratégicos do PDI para a área de gestão de pessoas, assim como os Indicadores Táticos (Painel de Medição de Desempenho), os indicadores para as ações de média e alta complexidade e os planos operacionais que serão necessários para melhor execução e acompanhamento dessas atividades.

Com base nos objetivos estratégicos “Gerir estrategicamente o quadro de pessoal” e ”Valorizar o servidor com foco em resultados”, ambos estabelecidos no PDI em vigor, a Progep planejou a realização da oficina com metodologia baseada no Balanced ScoreCard (mesma do PDI), mesclando com outras ferramentas de gestão, como a Estrutura Analítica de Projetos (EAP), do Inglês Work breakdown structure (WBS), que é um processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e mais facilmente gerenciáveis, além da utilização da 5W2H que é um checklist com o objetivo de identificar e reduzir a incerteza sobre o que, como, onde, quando e quanto custará um projeto ou ação.

De acordo com Cleonildo Nahum, assessor da Progep e articulador da proposta, “chegaremos, com essas metodologias, ao estabelecimento da rede Pert/CPM, que possibilitará identificar o tempo provável da execução da ação e o caminho crítico de cada uma, favorecendo o planejamento tático e individual. Dessa forma, elaboraremos o plano de trabalho individual do servidor da Progep, como desdobramento do PDU, uma inovação no gerenciamento de pessoas na UFPA.”

Segundo a pró-reitora Karla Miranda, “essa elaboração participativa aumenta a aderência dos servidores às ações que serão desenvolvidas, contribuindo decisivamente para sucesso do planejamento. Além disso, chegar ao plano individual do servidor possibilita a melhor identificação das necessidades do trabalho e do profissional, assim como a realização de uma avaliação mais efetiva e coerente com o desempenho. Esse esforço de gestão faz parte dos novos direcionamentos da atual gestão da UFPA que prima pelo diálogo e participação de todos”, finaliza.

Neste momento o documento se encontra em fase de últimos ajustes e diagramação do conteúdo. A previsão é de que sua versão final seja disponibilizada no site da Progep no mês de agosto.

Maiores informações sobre o Processo, enviar e-mail a clnahum@ufpa.br.

Texto e foto: Divulgação / Progep

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