Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, por meio da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida, organizou uma programação especial para celebrar a data. A programação, que tem como tema o combate à violência contra a mulher, vai acontecer nos dias 14 e 15 de março. O evento acontecerá no hall da Reitoria e contará com um Café com Debate, aula experimental de defesa pessoal (Krav Maga) e serviços de saúde e bem-estar.
“O tema da programação foi sugerido com o intuito de discutir um assunto que preocupa toda a sociedade. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, no Pará, morreram 277 mulheres vítimas de homicídio em 2017, e 37 desses casos foram registrados como feminicídio. Precisamos tentar entender por que isso acontece e como podemos nos proteger, precisamos de apoio e empatia mútua para tentar diminuir esses números alarmantes”, explica a diretora de Saúde e Qualidade de Vida, Bárbara Troeira.
Para o pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal, Raimundo Almeida, o tema é relevante a todos: homens e mulheres, que precisam se munir de informações. “Antes de ser morta, muitas vezes as mulheres já foram vítimas de uma série de outras violências, como a psicológica, a física ou a sexual. Todos nós podemos ajudar alguém com escuta, amparo, ou até mesmo entender para mudar o comportamento, pois, muitas vezes, atitudes machistas se configuram em violência contra a mulher e passam despercebidas. É preciso a criação/consolidação de uma rede de apoio para combater esse ciclo de violência”, declara Raimundo Almeida.
Programação – No dia 14, das 9h às 12h, será realizado um Café com Debate, no hall da Reitoria, em que será debatido o tema-chave da programação, com a participação especial de um representante da Divisão Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM)/Belém e da Clínica de Violência vinculada ao Núcleo de Práticas Jurídicas da UFPA.
Ainda no dia 14, às 16h, no hall da Reitoria, acontecerá uma aula experimental de krav maga, técnica originalmente utilizada pelos soldados de Israel. A técnica visa à legítima defesa em situações de perigo real, por meio de respostas simples, rápidas e objetivas para situações de violência do dia a dia, mostrando como se defender, independentemente de condicionamento físico, idade ou sexo. A aula será ministrada pelo professor Edson Brasil, instrutor da prática há mais de nove anos.
Para participar da ação, é necessário preencher o formulário de inscrição clicando aqui e entregá-lo na sala da CQVRS, localizada no 1º andar do prédio da Reitoria, no horário das 8h às 17h, ou enviar para o e-mail sqv@ufpa.br. Para a realização da aula, sugere-se que as participantes usem vestimentas adequadas, como camiseta e calça legging.
Para encerrar a comemoração, no dia 15, das 9h às 12h, também no hall da Reitoria, serão disponibilizados diversos serviços de saúde e bem-estar, tais como: nutrição, medição de glicemia, enfermagem, designer de sobrancelhas, quick massage, spa dos pés e mãos, acupuntura e maquiagem. Para cada serviço, serão disponibilizadas 30 senhas.
Serviço:
Dia da Mulher – 14 e 15 de Março
Local: Hall da Reitoria
Ficha de inscrição Aula experimental Krav maga
Texto: Assessoria Progep
Arte: Assessoria Progep