Do dia 23 a 27 de setembro, em alusão ao Setembro Amarelo, a Pró-Reitoria de Gestão de Desenvolvimento e Pessoal (Progep), com os demais setores da UFPA, fará uma programação especial para debater esse tema dentro da Instituição. A iniciativa contará com a parceria dos Hospitais Universitários João de Barros Barreto e Bettina Ferro, do Serviço de Assistência Psicossocial aos Discentes, do Programa de Assistência Psicossocial ao Servidor e da Escola de Aplicação, além do apoio do Centro de Valorização da Vida.
Intitulado UFPA na Valorização da Vida, o evento contará com ações abertas para todos os públicos, como servidores, alunos e colaboradores terceirizados. A abertura ocorrerá no dia 23, às 8h, no auditório do Capacit. Logo após, a programação continua com a mesa-redonda Saúde Mental: Psiquiatria, Psicologia e Serviço Social. Pela parte da tarde, os serviços psicossociais oferecidos pela UFPA serão debatidos a partir das 14h, também no Capacit. A participação nas ações garantirá certificado digital.
Durante a semana do evento, serão abordados diversos temas, como fatores de proteção e fatores de risco para um paciente com ideação suicida: entendendo a depressão como fenômeno que se processa ao longo da vida; saúde mental e suicídio na comunidade acadêmica, e um olhar social na saúde mental. A programação contará ainda com atividades na Escola de Aplicação, nos hospitais universitários, além do fechamento com a programação cultural no dia 27 de setembro, no hall da Reitoria. Clique aqui e acesse a programação completa.
O Setembro Amarelo, iniciado no Brasil em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), é uma campanha que tem o objetivo de trazer o diálogo sobre a saúde emocional para a sociedade, buscando a conscientização e a prevenção do suicídio, ajudando, assim, a salvar vidas por meio da informação e da conversa sobre o assunto.
A coordenadora de Assistência Psicossocial da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida da Progep, Márcia Milene Jacob Castelo Branco, ressalta a importância de debater o assunto: “Este ano, queremos integrar os diversos públicos que atuam na Instituição. O tema tem esse caráter transversal, qualquer pessoa pode ter contato com esse problema, direta ou indiretamente. Então conhecer, debater, trocar experiências pode ajudar tanto o indivíduo que sofre com isso, quanto ajudar as pessoas ao nosso redor”, declara Márcia Castelo Branco.
Serviços
UFPA na Valorização da Vida
Data: de 23 a 27 de Setembro
Abertura: dia 23, às 8h30, no auditório do Capacit
Programação
Texto e arte: Divulgação