Estão abertas as inscrições para a 38ª edição do Programa de Aperfeiçoamento para Profissionais da Saúde (PROAPS) do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (UFPA)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O programa oferece 130 vagas para profissionais de nível médio e superior que queiram aperfeiçoar a prática hospitalar. Interessados (as) podem se inscrever até o dia 17 de janeiro de 2022.
O curso será realizado de março a maio de 2022, no âmbito dos hospitais universitários Bettina Ferro de Souza (HUBFS) e João de Barros Barreto (HUJBB), além do Restaurante Universitário da UFPA. Há vagas para enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, engenheiro ambiental, técnico em meio ambiente, farmacêutico, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, médico, técnico em radiologia, técnico em radioterapia, terapeuta ocupacional e nutricionista.
As inscrições serão feitas de forma presencial, na Secretaria da Gerência de Ensino e Pesquisa do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh, localizada no andar térreo do Hospital Barros Barreto (Rua dos Mundurucus, 4487, Guamá). A avaliação consistirá de avaliação de currículo para todos os candidatos e prova escrita (específica para os técnicos de enfermagem) a ser realizada no dia 25 de janeiro. O resultado final sai em fevereiro, no site do Complexo Hospitalar da UFPA/Ebserh. Mais informações no edital.
Para mais informações sobre o programa, acesse o edital.
Rede Ebserh – O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Vinculadas a universidades federais, essas unidades hospitalares têm características específicas: atendem a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde da região em que as unidades estão inseridas.
Texto e arte: Unidade de Comunicação Social Complexo Hospitalar/Ebserh