O Programa Chevening no Brasil, financiado pelo governo do Reino Unido, em parceria com as instituições de ensino superior do Estado do Pará, realiza, nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, um bate-papo sobre as oportunidades internacionais para a Amazônia. O debate ocorre a partir das 17h, na Unama Alcindo Cacela.
As bolsas de estudo Chevening são concedidas desde 1983 pelo governo britânico para alunos de mais de 160 países, incluindo o Brasil, que tenham sido aprovados em universidades do Reino Unido. Atualmente, existem cerca de 43.000 ex-bolsistas Chevening pelo mundo.
Segundo o professor Claudio Szlafsztein, diretor da Pró-Reitoria de Relações Internacionais da UFPA (Prointer), o objetivo do evento é discutir a Amazônia no contexto internacional e apresentar as oportunidades que o Programa Chevening oferece. “O debate será promovido por membros da academia e do Governo do Estado, além de ex-bolsistas Chevening que irão compartilhar suas experiências internacionais”, explica.
Programa – O programa Chevening oferece bolsas de estudos de mestrado, financiado pelo governo britânico, com o objetivo de desenvolver indivíduos talentosos de todo o mundo, que demonstram liderança e possuem potencial para crescer e atingir cargos de influência.
“Os bolsistas atuam como embaixadores do Reino Unido, criando uma rede de atores e tomadores de decisão que queiram construir pontes entre o Brasil e o Reino Unido.O programa busca profissionais em meio de carreira com potencial de liderança que possuam diploma de graduação”, completa o diretor da Prointer.
As bolsas são para mestrados de, no máximo, um ano, em qualquer área e em qualquer universidade do Reino Unido. Não há limite de idade para se candidatar.
Bolsas – O processo de seleção para as bolsas Chevening Scholars leva, no mínimo, oito meses, desde o prazo de inscrição até quando os acadêmicos são selecionados.
As inscrições são realizadas pelo site oficial do programa. Alguns candidatos são selecionados e seguem para entrevistas com embaixadas britânicas/comissões representantesem seu país, e, posteriormente, entrevistas globais, onde o resultado final é decidido.
Serviço:
A Amazônia no Contexto Internacional: Potencialidades e Possibilidades
Data: 26 de fevereiro de 2018
Local: Unama Alcindo Cacela – Auditório D200
Hora: 17h
Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação