Programa de Ensino e Extensão da UFPA oferece apoio à aprendizagem de indígenas e quilombolas graduandos

O Programa de Ensino e Extensão “IQ: Conhecimento e Resistência” retomou a programação de suas atividades voltadas para assistir estudantes indígenas e quilombolas da Universidade Federal do Pará (UFPA). Criado em 2017, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, com orientação do  Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Serviço Social da UFPA, sob coordenação das professoras Maria Amoras e Solange Gayoso, o programa  oferece monitoria/tutoria individual diária,  oficinas, minicursos , atividades culturais e outros serviços que buscam auxiliar os estudantes na permanência dentro da Universidade. Para fazer parte, as(os) alunas(os) interessadas(os) devem procurar atendimento na sala do projeto, localizada no Setor Profissional do Campus Guamá.

O objetivo do “IQ: Conhecimento e Resistência” é proporcionar o acompanhamento da aprendizagem de indígenas e quilombolas que acessam a UFPA, tanto pelos processos seletivos especiais quanto pelos processos comuns, de forma que seja possível colaborar com a redução da retenção e evasão acadêmica dos estudantes pertencentes a esses grupos. O projeto funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, nos altos do bloco Kp, sala 8, no Setor Profissional do Campus Guamá.

“O programa, em parceria com as Associações Estudantis dos Indígenas (Apyeufpa) e Quilombolas (ADQ), com a Superintendência de Assistência Estudantil (Saest) e a Pró-Reitoria de Graduação (Proeg), tem relevância significativa ao contribuir com o apoio ao  itinerário formativo dos indígenas e quilombolas estudantes na graduação, ou seja, com a permanência na universidade. As atividades desenvolvidas têm cumprido uma importante contribuição para esses/as estudantes na construção de processos autônomos de aprendizagem e, ao longo de oito anos, têm contribuído com a perspectiva de uma universidade intercultural e antirracista”, ressalta Maria Amoras, uma das coordenadoras do IQ.

Fotografia posada de cinco mulheres. Todas sorriem e mostram desenhos em folhas de papel A4.

Para atender a essas demandas, hoje, o IQ conta com quatro eixos de atuação: Apoio Acadêmico e Pedagógico, que oferece acompanhamento individual, por meio de tutoria para apoio aos estudos de conteúdos curriculares e oficinas e cursos sobre conteúdos específicos; Assistência estudantil, com a oferta de orientações para acesso a políticas de assistência estudantil, tanto do Ministério da Educação (MEC) quanto da UFPA; Formação crítica, por meio da promoção de sessões de filmes, oficinas, grupos de estudo, rodas de conversa e seminários com temas relacionados aos desafios de uma educação superior intercultural e antirracista; e Assessoria, com o atendimento das demandas dos estudantes relacionadas a orientações para  o acesso às  políticas públicas e sociais destinadas a povos e populações tradicionais.

Oportunidades – Para o segundo semestre de 2024, a programação do projeto contará com monitoria/tutoria diária e um circuito de oficinas que vai trabalhar os seguintes temas: Informática básica, Canva e Capcut, Criação do Currículo Lattes, Gêneros textuais, ABNT e Referências bibliográficas, Matemática básica, Fotografia, Teatro experimental e Pesquisa no Google Acadêmico. Além disso, também está programada, para este segundo semestre, a realização de uma Mostra Fotográfica, o Cine IQ,  os debates “IQ na roda” e podcast.

Prevista para ser realizada entre 12 e 14 de novembro, a mostra fotográfica, este ano, terá como tema “Travessia: uma jornada fotográfica do território para a universidade”. O objetivo é divulgar a produção fotográfica que reflita sobre as múltiplas formas de “r-existência” dos povos originários e tradicionais, as quais se expressam na organização estudantil para enfrentamento dos desafios da permanência na universidade. Mais informações sobre o evento podem ser conferidas na biografia do perfil do Instagram do projeto.

TEXTO: Vinicius Gonçalves - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 10 - Redução das Desigualdades