O Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/UFPA), por meio do Laboratório de Estudos Antropológicos em Saúde e Meio Ambiente (LEBIOS), realiza, nesta quinta, 28, e na sexta-feira (29), o III Seminário de Bioantropologia do PPGA.
A atividade terá como tema “O lugar da ‘Bio’ na Antropologia” e apresentará os trabalhos desenvolvidos nessa área, possibilitando um melhor entendimento sobre o campo de atuação da Bioantropologia. O evento ocorre no auditório do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA.
“A temática surgiu como uma provocação à compreensão, geralmente limitada, que algumas pessoas têm sobre a Antropologia, que é vista somente como uma área voltada para os estudos das relações sociais, da religiosidade e de parentesco. No Brasil, foi assim que a Antropologia se construiu. No entanto o PPGA tem trabalhado, na última década, para trazer perspectivas bioculturais e mostrar a importância que a Biologia pode ter para a construção do campo da Antropologia, principalmente no que diz respeito à nossa história evolutiva como espécie”, explica Hilton Silva, docente do Programa e coordenador do LEBIOS.
Segundo o pesquisador, “a compreensão da Antropologia só pode se dar na sua integralidade se ela compreender a Biologia e a cultura humana, uma vez que o ser humano é formado dessas duas partes. Portanto compreender os processos bioculturais que levaram à emergência dos seres humanos é o que faz essa unificação entre os campos Biologia-Antropologia”, complementa.
O PPGA – O PPGA iniciou suas atividades em agosto de 2010. O programa, que tem nota 5 da Capes, é o único no Brasil a oferecer formação em níveis de mestrado e doutorado nos diferentes campos da Antropologia – Arqueologia, Antropologia Social e Bioantropologia. Na Bioantropologia, são ofertadas as linhas de pesquisa Antropologia Genética e Forense e Socioecologia da Saúde e da Doença.
Programação– A palestra “Paleodieta e a vida na América Pré-Colonial” abre a programação do seminário na quinta-feira, às 9h, e será ministrada pelo pesquisador Renato Kipnis, arqueólogo e pós-doutor em Biociência pela USP. Em seguida, ocorre a mesa-redonda “O Lugar da Bio na Antropologia”, que terá a participação dos professores Heraldo Maués (PPGSA/UFPA), Renato Kipnis e Hilton Silva. Outras mesas e rodas de conversa ocorrerão nos dois dias do evento, sobre temas como Ética e Bioética, Antropologia e Saúde, Antropologia Forense, Agentes Infecciosos e Migração Humana O simpósio encerra-se na sexta-feira, às 18h.
Exposição – Na ocasião, será realizada, ainda, a I Exposição sobre Evolução Humana da UFPA. A mostra, preparada pelos discentes da Bioantropologia, ficará aberta à visitação, na Sala da Congregação do IFCH, pelas manhã e tarde da sexta-feira. A entrada é gratuita.
Os interessados em participar do seminário devem realizar as inscrições no Lebios ou pelo site Bioantropologia UFPA. A taxa de inscrição é de 10 reais e o pagamento deve ser feito no dia do evento (28), das 8h às 9h. Haverá emissão de certificado aos participantes.
Serviço:
III Simpósio de Bioantropologia do PPGA
Data: 28 e 29 de setembro – Manhã e tarde
Local: Auditório do IFCH/UFPA
Inscrições pelo no Lebios ou pelo site Bioantropologia UFPA
Taxa de inscrição: 10 reais
Pagamento da inscrição dia 28 – 8h às 9h
Haverá emissão de certificados
Texto e arte: Divulgação