Programas de Residência Médica e Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde acolhem a turma de 2024

Em sessão realizada no auditório do Instituto de Ciências da Educação (Iced/UFPA), na última sexta-feira, 1° de março de 2024, foram dadas as boas-vindas às(aos) aprovadas(os) nos Programas de Residência Médica (PSRM) e de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde (PSRMPS) da UFPA.

Estiveram presentes à mesa de abertura o professor Gustavo da Silva Vieira de Melo, da Diretoria de Capacitação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp); o professor José Roberto Bentes Capeloni, da Comissão de Residência Médica (Coreme) do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS); o professor José Emílio Campos Magno, da Coreme do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB); a professora Sheyla Farhayldes Souza Domingues, diretora-adjunta do Instituto de Medicina Veterinária (IMV), em Castanhal; o professor Evander de Jesus Oliveira Batista, do Núcleo de Medicina Tropical (NMT); e o residente David William Queiroz Paixão, do Programa Multiprofissional em Saúde do Idoso e Oncologia.

Fotografia registra um grupo de cinco docentes gestores presentes na cerimônia.

Em nome da pró-reitora de Pesquisa, Maria Iracilda da Cunha Sampaio, o professor Gustavo Melo parabenizou as(os) novas(os) residentes pelo ingresso no programa: “Vocês tornam possível a missão universitária de ensino e de extensão”, disse. Em concordância, o professor Capeloni reforçou o papel da UFPA na qualificação profissional: “A Amazônia precisa de profissionais formados com excelência e, neste sentido, a UFPA será de grande valia”.

Ainda na programação de abertura, a professora Sheyla Domingues discutiu questões sobre a equidade de gênero e os desafios no ambiente amazônico. De acordo com a diretora-adjunta do IMV, a formação profissional deve contribuir para a melhoria no atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e institucional, sobretudo as mais vulneráveis, como as mulheres negras, lésbicas, travestis e transsexuais: “Sabemos que este não é um problema privado, e sim um problema público, enquadrado na agenda de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. Vocês, que agora fazem parte do Sistema Único de Saúde, também são agentes no combate à violência contra a mulher no Pará e no Brasil, ao desenvolver o serviço de atenção primária”, comentou.

Fotografia registra diversas pessoas sentadas em cadeiras de um auditório.

O acolhimento às(aos) novas(os) residentes seguiu com orientações específicas sobre as atividades. As boas-vindas vão se estender até 8 de março de 2024 nos Programas de Residência em Saúde de Vínculo. Ao todo, foram selecionadas 189 pessoas – 74 pelo PRMS e 115 pelo PSRMPS. No caso da Residência Médica, as especialidades abrangidas são: Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, Medicina Intensiva Adulto, Medicina de Família e Comunidade, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Endocrinologia, Geriatria, Oncologia Clínica, Pneumologia e Cirurgia do Aparelho Digestivo. As atividades serão desenvolvidas nos hospitais universitários (HUJBB e HUBFS), em Belém.

Já o PSRMPS engloba as áreas de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Odontologia, Ciências Biológicas, Fonoaudiologia e Medicina Veterinária. Além do HUJBB e do HUBF, algumas atividades serão exercidas no Hospital Santo Antônio Maria Zaccarias (HSAMZ), em Bragança; na Rede de Atenção da Secretaria de Saúde do município de Altamira e no Hospital Veterinário da UFPA, em Castanhal.

TEXTO: Thaís Braga - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Alexandre de Moraes - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA