A Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) da Universidade Federal do Pará divulgou o Edital Destino-Brasil, parte do Programa de Mobilidade Virtual Internacional, lançado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O edital prevê a oferta de cursos 100% no formato digital por parte das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).
De acordo com o coordenador do Conselho de Gestores de Relações Internacionais das IFES (CGRIFES), professor Waldenor Barros, a expectativa é que, nessa primeira chamada, já sejam ofertados pelo menos 120 cursos. “Os cursos serão gratuitos e oferecidos virtualmente pelas universidades federais brasileiras para seus alunos, com 30% das vage para os nossos parceiros internacionais, 70% das vagas. Os cursos devem ser ofertados em inglês, francês, espanhol ou em qualquer outro idioma em que os professores sejam aptos e fluentes”, detalha.
Ainda segundo o professor: “Pretendemos, com essa ação, iniciar um processo de mobilidade virtual que se expanda em um programa regular, sistemático e de maior porte. Neste primeiro momento, esperamos contribuir para a promoção da educação superior brasileira no exterior, dando visibilidade à qualidade da educação que nós oferecemos. Além disso, temos o propósito de cada vez mais trabalhar em sinergia com as universidades federais, aos moldes do que iniciamos pela Andifes com a Rede Idioma sem Fronteiras (IsF)”, enfatiza.
Como irá funcionar – Cada IFES que aderir ao programa poderá ofertar entre um a quatro cursos virtuais, que serão oferecidos aos seus parceiros internacionais, aos parceiros das demais IFES e aos parceiros internacionais da Andifes.
Os cursos poderão ser ofertados em todas as áreas do conhecimento, desde que o conteúdo esteja relacionado com a temática “Brasil” e deverão acontecer nos meses de julho e agosto/2021, contabilizando um total de seis semanas consecutivas, em datas a serem definidas pelos respectivos ministrantes, respeitando os meses mencionados. Ficará a critério do ministrante definir a carga horária e a metodologia do curso.
Inscrições de docentes – Os docentes que desejarem participar do programa devem preencher e enviar o Formulário de Proposta de Curso de Mobilidade Virtual (Anexo I) para o e-mail da Mobilidade Acadêmica Internacional da Prointer/UFPA (mai.ufpa@gmail.com), até o dia 7/5.
Para obter as informações detalhadas e o cronograma completo, acesse a página da Prointer ou entre em contato pelo mai.ufpa@gmail.com.
Texto: Divulgação Prointer
Arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA