Para encerrar as atividades de 2019, será realizada mais uma edição do Projeto Circular neste domingo, 1º de dezembro. Com uma programação ampla, incluindo rodas de conversa, dança e exposições, esta edição do Circular também contará com caminhada guiada por espaços históricos da Região Metropolitana de Belém, que será realizada pelo Projeto Roteiros Geo-Turísticos, da Universidade Federal do Pará.
Criado por parceiros atuantes nas áreas de arte e cultura dentro do Centro Histórico de Belém e em seu entorno imediato, o Projeto Circular Campina Cidade Velha foi iniciado em 2013, por iniciativa de um pequeno grupo de agentes culturais independentes, com o objetivo de resgatar as relações de vizinhança. Atualmente, são mais de 40 espaços, projetos e ações socioculturais em atuação territorial histórica de Belém.
“O Projeto Circular emerge da necessidade de revalorizar o centro histórico da cidade de Belém, atento ao potencial da diversidade de espaços coletivos e de empreendimentos culturais sediados nos bairros Campina, Cidade Velha e Reduto. Com a adesão de um número cada vez maior de membros, o projeto organiza atividades culturais em estabelecimentos e praças públicas da região e mobiliza processos educativos para jovens e adultos dos bairros do projeto e para os demais circulantes interessados”, explica a professora Goretti Tavares.
Roteiros Geo-Turísticos – Organizado pelo Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (GGeoTur) da UFPA, o projeto busca promover caminhadas a pé, gratuitas, no centro histórico de Belém, e abordar o patrimônio material e imaterial, cultural e ambiental da cidade, por meio da apresentação da geografia, da produção do espaço, da história e da arquitetura da cidade. Atualmente já se somam mais de dez roteiros, que visitam pontos turísticos e de grande valor histórico para a população paraense.
Neste domingo, o projeto irá promover a caminhada turística “Percorrendo e Revelando Paisagens do Reduto, o Bairro Industrial da Belém da Borracha”, que terá início no prédio do Quartel da PM (Complexo Histórico Tiradentes), às 8h30, e seguirá o seguinte trajeto: Doca do Reduto, Vilas do Reduto; visita à Casa do Fauno, na rua Aristides Lobo; Fábrica Phebo; O casario da rua Quintino Bocaiúva; a rua 28 de setembro e, por fim, a chegada na Doca de Souza Franco
Para os interessados em participar do trajeto, algumas observações e recomendações importantes são feitas pela coordenação do GGeoTur: o participante deverá ir com tênis, boné, protetor solar e roupas leves e, se possível, levar guarda-chuva ou capa, pois a caminhada pode ser realizada mesmo com chuva. Durante o passeio, não haverá entrada nos prédios.
Serviços:
29º Projeto Circular
Data: 1º de Dezembro, domingo.
Local: Centro Histórico de Belém
Para inscrições, acesse aqui.
O projeto também conta com um canal no youtube.
Para mais informações, acesse o facebook do Roteiros Geo-Turísticos.
Saiba mais sobre o Projeto Circular e a programação desta edição aqui.
Texto: Gilberto Moura – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação