O Projeto “Base de Apoio à Aprendizagem Autônoma (BA³)”, da UFPA, incentiva e desenvolve a autonomia na aprendizagem de línguas adicionais dos alunos da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (Falem). O projeto, que é um centro de autoacesso da Falem, é aberto a qualquer pessoa que apresente interesse em complementar a aprendizagem de língua estrangeira. As inscrições para as atividades ofertadas pela BA³ são periodicamente disponibilizadas no perfil do instagram e no mural do projeto na Falem.
Criada no ano de 2004 por meio de um projeto de pesquisa coordenado pela professora Walkyria Magno, a BA³ é um laboratório que tem o intuito de apoiar a aprendizagem de línguas estrangeiras socialmente construída, disponibilizando colaboradores, experiências, saberes, atividades e recursos que contribuem para instigar processos de interdependência no desenvolvimento da autonomia, objetivando motivar e sustentar o aprendizado pretendido.
Voltadas para a comunidade acadêmica da UFPA e para a comunidade externa, as atividades previstas para este semestre são de aconselhamento linguageiro e tutoria para estudantes da Falem, estudo de “Soft Skills”, além das atividades “Pensem e Falem”, para discussão e reflexão em grupo acerca de práticas docentes de línguas estrangeiras, e “Aclarando las dudas con los veteranos”, para incentivo à socialização de calouros com veteranos do Curso de Língua Espanhola.
De acordo com a professora Maria Clara, atual coordenadora do projeto, “a BA³ tem sido fundamental para ampliar as chances de a aprendizagem de língua estrangeira se desenvolver com experiências mais positivas e com maior bem-estar entre seus usuários, complementando o que ocorre na sala de aula”.
Desde 2017, o projeto é gerenciado por uma equipe de um(a) coordenador(a), dois estudantes bolsistas do Programa Labinfra (Proeg/UFPA) e voluntários. O trabalho da equipe envolve o conhecimento e a prática de atitudes que possibilitem um espaço acolhedor para a aprendizagem dos usuários, a organização de atividades e eventos e a disponibilização de materiais físicos e virtuais que auxiliem o compartilhamento de conhecimentos.
Como funciona – Para se inscrever, as(os) interessadas(os) devem acessar o perfil do instagram do projeto, verificar quais atividades estão com inscrições abertas e preencher o formulário digital da atividade de interesse.
A BA³ também recebe sugestões de atividades a serem desenvolvidas. Para sugerir alguma oficina, palestra, exposição ou qualquer outra atividade que promova o aprendizado de línguas estrangeiras, basta enviar uma proposta pelo formulário de sugestões do projeto. A BA³ oferece apoio na organização e execução da atividade, ambiente acolhedor, equipamentos e certificados para proponentes e participantes. Podem propor atividades professores e alunos da Falem, da UFPA ou até mesmo sem vínculo com a universidade, desde que a proposta esteja relacionada à área de ensino e aprendizagem de língua estrangeira.
O projeto funciona presencialmente em uma sala organizada para o desenvolvimento de atividades complementares à sala de aula de língua estrangeira, ao lado da Secretaria da Falem, nos altos do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da UFPA. O espaço abre de segunda a sexta, pela manhã, das 9h às 13h, e pela tarde, das 13h30 às 17h30. Sempre que possível, também há funcionamento aos sábados e, ocasionalmente, oferta atividades virtuais.
Voluntariado – Para este semestre, as pessoas que desejam atuar como voluntárias na Ba³ devem ser alunas de um dos cursos da Falem (Espanhol, Inglês, Francês, Alemão ou Libras) e ter disponibilidade no período da manhã. Além disso, é preciso encaminhar um e-mail para BA³ e preencher um formulário com informações que incluem nome completo, telefone, curso, semestre que está cursando, número de matrícula, carta motivacional de interesse no projeto e período.