O Projeto de Pesquisa e Documentação Museológica do Acervo de Artes Visuais do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas apresenta ao público a pesquisa em rede colaborativa aprovada no Programa Pró-Humanidades pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A apresentação será realizada no dia 5 de abril, a partir das 9h, no Salão Transversal do Museu do Estado do Pará (MEP). A ação tem como objetivo apresentar as atividades de documentação e reconhecimento de inventário do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas (Cojan).
O projeto teve início em dezembro de 2022, sendo desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (FAV/PPGArtes), da Universidade Federal do Pará (UFPA), construído em parceria com a Universidade da Amazônia (Unama), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Cojan. Compõem a programação do evento a oficina “Premissas da Documentação Museológica”, das 9h às 12h, e a palestra “A Musealização da Arte Contemporânea: Desafios para os Processos e as Práticas dos Museus”, a ser realizada às 15h, com momento aberto para debate.
“O impacto sociocultural da pesquisa é reconhecer que o museu desenvolve atividades especializadas e fundamentais, que possibilitam, por exemplo, exposições e ações culturais e educativas. Além disso, as atividades podem capacitar profissionais que atuam em diferentes espaços ou pessoas que tenham interesse nas práticas museológicas e em museus. A expectativa é que muitas pessoas possam vir prestigiar as atividades e que possam conhecer e dialogar sobre suas experiências, até mesmo se sentir parte dos processos de preservação dos acervos e dos museus, sobretudo, quando são públicos”, informa Rosangela Britto, coordenadora geral do projeto.
O evento não necessita de inscrição prévia. Alunos e professores podem solicitar certificado de participação no local do evento.
Sobre o projeto – O Projeto de Pesquisa e Documentação Museológica do Acervo de Artes Visuais do Espaço Cultural Cara das Onze Janelas foi aprovado no Programa Pró-Humanidades, Chamada nº40/2022 do CNPq, fazendo parte dos cinco projetos da UFPA aprovados no mesmo programa. Entre as atividades desenvolvidas durante a pesquisa, está o diagnóstico sobre o estado das obras do acervo do Cojan, a pesquisa sobre os artistas fundamentada em referencial teórico, audiovisual e com base em entrevistas, a produção, higienização e organização das obras e a promoção de discussões entre os profissionais do museu.
Desenvolver este tipo de iniciativa propicia a colaboração com o Estado e o desenvolvimento de políticas públicas na área da cultura e no setor de museus, além de propiciar a difusão de conhecimento da pesquisa, utilizando as redes sociais e a produção de livros no formato físico e digital, em e-books.
Mais informações: Projetos da UFPA são contemplados no Programa Pró-Humanidades do CNPq
Serviço
Lançamento público do Projeto de Pesquisa e Documentação Museológica do Acervo de Artes Visuais do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas
Data: 5 de abril de 2023
Hora: A partir das 9h
Local: Salão Transversal, do Museu do Estado do Pará
Texto: Jambu Freitas – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Acervo da Pesquisa