Em comemoração aos seus 15 anos de existência, o Projeto de Extensão Roteiros Geo-Turísticos realiza o primeiro roteiro de 2026, que também vai homenagear os 410 anos da cidade de Belém, com visita guiada às obras estruturais na Cidade Velha, a se realizar no próximo sábado, 17 de janeiro. A programação é gratuita e está prevista para começar às 8h30, com saída do Forte do Castelo. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário virtual.
Comemorando uma década e meia promovendo caminhadas a pé e francas visitando as ruas e os monumentos da cidade, o Roteiros Geo-Turísticos já soma doze roteiros, que visitam pontos turísticos e de grande valor histórico para a população paraense, como Ver-o-Peso, Belle Époque, Campina, Reduto, Batista Campos, Umarizal, entre outros. Fora do centro de Belém, em experiências coordenadas por professores colaboradores, o projeto também já foi realizado nas cidades de Cametá, Altamira, Marabá, Vigia e Ponta de Pedras.
“A importância de realizar esse projeto todos esses anos é exatamente conscientizar a população sobre a valorização da história, da geografia, da nossa cultura e do patrimônio material e imaterial. A população tem que conhecer a sua cidade para poder defender e buscar ter uma melhor qualidade de vida”, afirma a coordenadora do projeto, professora Maria Goretti Tavares.
A edição comemorativa irá sair do Forte do Castelo e vai percorrer até o Solar do Barão de Guajará, prédio em que funciona o Instituto Histórico e Geográfico do Pará (IHGP) , possibilitando uma leitura crítica com base na sua dimensão geográfica, histórica, arquitetônica e cultural, com a apresentação da geografia, da história e da arquitetura dos espaços visitados. A visita ainda contará com interpretação em libras disponível durante o percurso, além de uma apresentação de carimbó do Trio da Mata.
Roteiro Geo-Turístico – No roteiro do próximo sábado, as visitas serão ainda mais especiais, pois será em comemoração aos 15 anos de implantação do projeto, que foi criado pelo Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (GGeoTur) da UFPA como presente de aniversário de 95 anos da cidade de Belém, em 2011, revelando as histórias e os aspectos estruturais e culturais do seu centro histórico.
Atuante durante todos esses anos, o Roteiros Geo-Turísticos já recebeu diversos prêmios e comendas em reconhecimento ao seu trabalho, entre os quais, estão a premiação Rodrigo Melo Franco, na categoria Ação de Educação Patrimonial, do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN); a Medalha de Direitos Humanos Paulo Frota, concedida às personalidades e organizações não governamentais, sem fins lucrativos, que se destacaram por ações, condutas ou atividades de promoção, ou defesa dos Direitos Humanos no Estado do Pará, da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa); e a Comenda Eneida de Moraes, em reconhecimento à contribuição à salvaguarda e valorização do patrimônio paraense pelo Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Depach) da Secretaria de Cultura (Secult-PA).
Serviço:
Roteiro Geo-Turístico pelo bairro Cidade Velha
Data: 17 de janeiro de 2026
Horário: 8h30, concentração no Forte do Castelo (área externa)
Inscrições abertas via formulário digital
