Projeto da UFPA celebra 20 anos de avanços, conquistas e metas para o futuro

Criado em 2004, o projeto inicialmente chamado de “Física para a Escola” (Fisescola), foi idealizado por docentes da Faculdade de Física da Universidade Federal do Pará (UFPA) liderados pelo professor Luís Crispino. Três anos depois, a iniciativa passou a ser denominada “Física e Tecnologia para a Escola” e este mês completa 20 anos realizando divulgação da ciência básica e da pesquisa científica. Em comemoração à data, o Colégio Estadual Paes de Carvalho (CEPC) recebeu, nos dias 13 e 14 de maio, palestra do professor Luís Crispino, idealizador do projeto, com tema “O Universo em Expansão”.

Crispino relembra que no decorrer das décadas de 1960, 1970 e 1980, o professor José Bassalo, aceitando convites de colégios de Belém, apresentou palestras sobre ciências básicas, especificamente em tópicos de Física, para estudantes do que atualmente corresponde ao nível médio do ensino básico. Segundo ele, vários alunos que assistiam àquelas palestras optaram por seguir a carreira no ramo da docência e da pesquisa científica, daí surgiu a ideia da criação da iniciativa.

Com o objetivo primeiro de promover palestras de professores e pesquisadores da UFPA em escolas públicas de Belém, o Fisescola possuía entre suas metas aproximar estudantes de carreiras científicas e tecnológicas por meio do contato com os próprios pesquisadores da UFPA. Atualmente, o projeto ampliou os temas das palestras para áreas tecnológicas, e também passou a contar com a participação de palestrantes de fora da UFPA por ocasião de suas visitas a Belém, sempre com foco em aproximar estudantes de carreiras científicas e tecnológicas por meio do contato com pesquisadores da UFPA e de outras instituições.

Em duas décadas, cerca de 20 mil estudantes já participaram de atividades do Fisescola. O projeto expandiu suas ações educativas e, além da capital paraense, já visitou outros municípios, além de ilhas da região metropolitana de Belém, em parceria com secretarias de educação e outras instituições e órgãos governamentais, bem como realizou atividades nas cidades de Macapá/AP, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.

Fotografia mostra, em sentido horário, o reitor da Universidade Emmanuel Zagury Tourinho, o professor Luís Crispino, o Nobel de Física Douglas Osheroff e diretora da ed.ufpa, Simone Neno que gesticula. Eles estão de pé à frente de uma plateia sentada em cadeiras de cor laranja.

“No ano de 2011, no âmbito do Fisescola, foram realizadas palestras de dois ganhadores do Prêmio Nobel de Física (PNF), Douglas D. Osheroff (1996) e Klaus von Klitzing (1985), no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), dois acontecimentos memoráveis que certamente marcaram a história do projeto”, orgulha-se Crispino.

Ao longo da últimas décadas, o projeto também esteve sob a coordenação dos professores da UFPA Marco Machado, Petrus Alcântara Jr, Ângela Klautau e Sanclayton Moreira, o atual coordenador. Mesmo durante a Pandemia de Covid-19, o trabalho não foi interrompido, foram promovidas palestras on-line durante todo o período.

Frutos“Palestras Vocacionais para a Educação Básica” (PVEB) é um novo projeto que surgiu em 2015 com a colaboração da equipe do Fisescola, e objetivando, além de difundir e popularizar a Ciência e a Tecnologia na Amazônia, ampliar ainda mais o contato dos estudantes com os professores pesquisadores da UFPA. A iniciativa possui ações centradas para a escolha profissional, elucidando dúvidas sobre as carreiras, as pesquisas e as diretrizes universitárias para cada área do conhecimento.

“Ao perceber a influência do contato dos estudantes com temáticas científicas, o incentivo às carreiras acadêmicas e à contribuição para a escolha profissional e para a desmitificação de carreiras de pesquisadores, essa nova proposta inspirada pelo Fisescola foi desenvolvida”, justifica Crispino.

“Somos gratos a todos os professores, servidores técnico-administrativos, bolsistas e voluntários da equipe das iniciativas (Fisescola) e PVEB, por sua dedicação e empenho. Agradecemos ainda à Faculdade de Física (FACFIS/UFPA), ao Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF/UFPA), ao Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN/UFPA), à Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFPA), ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), pelo apoio ao longo dos anos”, assinala o Luís Crispino.

Mais informações sobre o projeto entre no site do projeto FISESCOLA.

TEXTO: Nilmara de Melo, Assessoria de Comunicação Institucional

FOTOS: Arquivo pessoal