Projeto da UFPA leva 1º Prêmio de Incentivo à Pesquisa em Direitos Humanos

O Programa de Empregabilidade e Formação LGBTI+, do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) da Universidade Federal do Pará (UFPA), foi condecorado com o 1º lugar no 1º Prêmio de Incentivo à Pesquisa em Direitos Humanos durante a 13ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos, realizada nos dias 10 a 12 de dezembro, em Brasília. A premiação foi realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológica (CNPq), e reconhece trabalhos que tenham alcançado contribuições relevantes para as políticas em Direitos Humanos, com relevância social e aplicabilidade para o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).

A iniciativa da UFPA foi premiada na categoria “Políticas de Direitos Humanos Informadas por Evidências”, que destaca projetos com  práticas bem-sucedidas no âmbito das políticas e dos programas de direitos humanos que tenham sido realizados com base em dados, indicadores, informações e evidências. O projeto vencedor atua em políticas de inclusão de pessoas da comunidade LGBTI+ em oportunidades acadêmicas e no mercado de trabalho, com a utilização de pesquisas e mapeamentos para a elaboração de estratégias de acesso ao trabalho no estado do Pará.

“Para nós, foi um projeto de extrema relevância, porque foi um projeto pioneiro que contribuiu para a formação de pessoas, para soluções institucionais e para a produção de dados. Foi a primeira pesquisa estadual sobre a situação de emprego e renda da população trans no Pará”, afirma Luanna Tomaz, coordenadora do programa.

Programa de Empregabilidade e Formação LGBTI+ – Realizado com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o programa reforça o compromisso da utilização da produção científica aplicada às políticas públicas de direitos humanos dentro da Universidade e para a sociedade. Entre as principais ações desenvolvidas, estão: desenvolvimento de cursos de empreendedorismo para a comunidade LGBTQI+, bolsas nos programas de pós-graduação para pessoas trans, implementações de políticas afirmativas e de inclusão para a academia e empresas privadas. 

Todas as ações do projeto podem ser acompanhadas no perfil do Programa Empregabilidade e Formação LGBTI+.

TEXTO: Eva Sarmento - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Divulgação ICJ/UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 8 - Trabalho Decente e Crescimento EconômicoODS 10 - Redução das DesigualdadesODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo