Com o avanço dos problemas ambientais causados pelo ser humano, é cada vez mais importante pautar a sustentabilidade nas ações do nosso dia a dia. Com base nessa temática, foi criado o Projeto Evento Mais Sustentável, que busca desenvolver ações em eventos na cidade de Belém a fim de sensibilizar a comunidade sobre a necessidade de produzir eventos com maior responsabilidade socioambiental e, dessa forma, colaborar com a construção de uma sociedade mais responsável e sustentável. Nessa proposta, o maior diferencial do projeto é a parceria com as cooperativas de reciclagem da Região Metropolitana de Belém, as quais serão responsáveis pela coleta de todos os resíduos sólidos recicláveis que foram gerados nos eventos e não puderam ser evitados durante a atividade.
Coordenado pela professora Giselle Assis, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará (ICSA/UFPA), o projeto teve início em 2022, com o intuito de colocar a pauta sustentável em eventos desenvolvidos, inicialmente, dentro da UFPA, tendo como enfoque os 5 “R” da sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Assim se incentiva a redução de alguns itens, que são imediatamente descartados após o evento, como pratos e copos plásticos, banners e papéis, para a adoção de alternativas sustentáveis, tais como o uso de copos reutilizáveis, comunicação totalmente digital, que engloba banners informativos, formulários on-line, perfis em redes sociais, aplicativos de comunicação instantânea, entre outros. Essa mudança de comportamento produz eventos com menos resíduos e mais impactos positivos no meio ambiente e na sociedade.
“É importante pensar que a capital paraense, a cidade de Belém, é candidata para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) em 2025. Esse cenário político está extremamente favorável para o fomento acadêmico de projetos de sustentabilidade, como o Evento Mais Sustentável, que tem como objetivo desenvolver práticas mais sustentáveis na produção de eventos acadêmicos e, por meio de assessorias customizadas, formar cidadãos mais responsáveis com a sociedade amazônica, considerando sua diversidade social e ambiental”, informa Giselle Assis.
Ao longo do ano, o projeto vai realizar campanhas de educação ambiental, lideradas por acadêmicos da Universidade, para incentivar a comunidade acadêmica a fazer escolhas mais responsáveis durante o planejamento de eventos, como repensar a quantidade de papel utilizado para comunicação, recusar copos descartáveis, reutilizar banners e garrafas PET, contratar prestadores de serviços mais responsáveis com a sociobiodiversidade, entre outras. Para facilitar a adesão a essas propostas, o projeto está construindo um banco de dados, com fornecedores de produtos e serviços mais sustentáveis, e desenvolvendo a Campanha Sou+ Sustentável.
SOU+ Sustentável – Para intensificar as suas ações, o evento Mais Sustentável desenvolveu a campanha SOU+ Sustentável, que incentiva a coleta seletiva nos eventos assessorados. Os eventos assessorados pelo projeto serão certificados como “Mais Sustentável”, incentivando a economia circular da reciclagem.
“Esta ação visa esclarecer e educar a população universitária acerca de que todos temos a responsabilidade compartilhada pelos resíduos que geramos e que aquilo que entendemos como “lixo” tem valor econômico para dezenas de famílias cooperadas para o trabalho de reciclagem. Envolvendo e convidando as pessoas a serem mais sustentáveis, almeja-se também a sensibilização para a reutilização de produtos em eventos futuros”, reitera Giselle.
Convite para participar – O projeto recebe inscrições para voluntários das mais diversas áreas, como: Turismo, Comunicação, Economia, Engenharia Sanitária e Ambiental, Educação e Artes Visuais. A multidisciplinaridade tem como objetivo desenvolver ações de comunicação integrada de marketing, economia circular, gravimetria na gestão de resíduos, compensação de carbono, educação ambiental e arte gráfica. Os interessados devem entrar em contato pelos e-mails: evento.mais.sustentavel@gmail.com e gassis@ufpa.br, ou, ainda, pelo perfil do Projeto. A ideia é expandir a linha de atuação para além da UFPA e contribuir para um campus e uma cidade cada vez mais limpos e sustentáveis.
Os prestadores de produtos e serviços com propostas mais sustentáveis, assim como as cooperativas de reciclagem que se interessarem em trabalhar com o projeto podem se inscrever por meio do formulário disponibilizado aqui.
Serviço:
Projeto Evento Mais Sustentável
Assessoria para o seu evento e inscrição de voluntários via e-mails: evento.mais.sustentavel@gmail.com ou gassis@ufpa.br
Prestadores de produtos e serviços podem compor o acervo por meio do Formulário.
Mais informações, acesse o perfil do projeto.
Texto: Jambu Freitas – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Divulgação