Projeto de documentação e preservação do acervo de Artes Visuais das Onze Janelas recebe prêmio nacional

Inaugurado em 2002, o Espaço Cultural Casa das Onze Janelas é o museu de referência em Arte Contemporânea na Região Norte, cujo acervo conta com aproximadamente 20 coleções de obras de arte. Cada coleção é plural e reflete, além do imaginário dos artistas, parte da história da região amazônica. Por preservar essas histórias, o “Projeto de Pesquisa e Documentação Museológica do Acervo de Artes Visuais do Espaço Cultural das Onze Janelas, em Belém-Pará”, coordenado pela professora da Universidade Federal do Pará Rosângela Britto, foi agraciado com o Prêmio Emanoel Araújo, da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), instituição ligada à Associação Internacional de Críticos de Arte (Aica).

“A premiação é de suma relevância nacional e internacional pelo que a instituição representa no campo do sistema das Artes, ao reconhecer ações, pessoas, instituições e projetos, com  destaque para a pesquisa em Artes Visuais, que envolve preservação de acervos artístico/patrimônio cultural,  e para a cena artística da Região Norte da Amazônia Paraense”, ressalta Rosângela Britto. Ela acrescenta que o prêmio também possui grande significado para o Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) e o Instituto de Ciências da Arte (ICA), ambas entidades universitárias às quais está vinculada como docente e coordenadora do projeto. 

Fotografia mostra uma mulher segurando uma placa. Ela veste um jaleco branco, máscara, luvas azuis, enquanto segura a placa a ser catalogada. Ao fundo, está um homem, também vestindo jaleco branco, máscara, e luvas azuis.

Financiado pelo Edital Pró-Humanidades/Chamada 40/2022 do CNPq, FNDCT e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o projeto consiste em uma rede de colaboradores que atuam nas áreas da Museologia, Conservação, Artes Visuais e Multimídia. Essa rede é composta por profissionais e pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), da Universidade da Amazônia (Unama) e do Governo do Estado do Pará, por meio da Secult. Ao todo, o projeto documentou e preservou onze coleções do acervo de Artes Visuais do museu, totalizando 1.087 obras de 440 artistas, incluindo nomes como Diô Viana, Fayga Ostrower, Manoel Pastana, Miguel Chikaoka e Luiz Braga. 

“Com a parceria em rede, entre as universidades, o museu e a sociedade civil, o que se espera é que a pesquisa sobre as coleções e sua difusão permita prover métodos e dados para a geração de políticas públicas na área da cultura, especialmente ao Museu de Arte. Os resultados obtidos ressaltam a importância da investigação crítica da Museologia e da História da Arte recente e de sua inserção no museu, com vista a minimizar a informação rarefeita sobre as obras e os artistas, associada a uma reflexão mais horizontal dos perfis identitários das coleções, projetando seus programas de preservação e comunicação e considerando a dimensão ampliada tanto da arte quanto do museu, numa perspectiva decolonial e interseccional”, conclui a professora Rosângela Britto.

Divulgação científica – As ações do projeto foram iniciadas em dezembro de 2022 e vão até fevereiro de 2026, mas, mesmo após esse período, todas as informações encontradas continuarão disponíveis ao público no site do projeto de pesquisa, que será transformado em um repositório permanente. 

Também com o objetivo de divulgação científica, o canal do YouTube “Acervo 11 Janelas” lançará uma websérie de seis episódios, no mês de agosto, e o perfil no Instagram do projeto continua em atividade. Segundo a professora Rosângela, a intenção é manter a parceria com o SIMM/Secult-PA e aprofundar as pesquisas voltadas aos acervos, envolvendo estudantes da Pós-Graduação em Artes, do mestrado e do doutorado.

Como parte do projeto, também será lançado o primeiro volume de cinco livros em formato de E-book (editora do PPGArtes), da série “11 Janelas Aberta às Artes Visuais”, que ficará disponível no site aberto de livros da UFPA e no site do PPGArtes. O projeto será pautado, ainda, no XI Fórum Bienal de Pesquisa em Artes, organizado pelo PPGArtes – UFPA, que ocorrerá entre 24 e 28 de agosto de 2025, na UFPA, durante uma mesa voltada ao debate da pesquisa de acervos artísticos que abordará o “Projeto de Pesquisa e Documentação Museológica do Acervo de Artes Visuais do Espaço Cultural das Onze Janelas, em Belém-Pará”.

Leia mais:

TEXTO: Gabriela Cardoso - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Acervo do projeto

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo