O projeto de extensão "Incursões fotoetnográficas na RESEX-Mar Mocapajuba, São Caetano de Odivelas – PA: olhares de perto e de dentro, olhares de fora e de longe", aprovado pelo edital PIBEX/2019, irá realizar uma oficina fotoetnográfica, no dia 11 de julho, na comunidade de Boa Vista do município de São Caetano de Odivelas. A oficina, que será realizada pelo fotógrafo Sandro Barbosa, no Salão Paroquial da comunidade de Boa Vista, é aberta aos usuários da Reserva Extrativista Marinha (RESEX-MAR) Mocapajuba, com inscrições feitas no dia do evento.
"Essa oficina é um instrumento para lançarmos múltiplos olhares para essas comunidades, no sentido de destacar o olhar delas sobre si mesmas e dar visibilidade à sua importância na defesa de seus territórios e meios de subsistência. A equipe levará alguns equipamentos fotográficos, mas o foco será o uso de smartphones dos moradores. Ainda teremos outras três oficinas nas comunidades da Resex-Mar e após isso faremos exposições e ampla divulgação do material produzido nas comunidade, eventos, na imprensa e nas redes sociais", explica a coordenadora do Projeto, Beatriz Aviz.
Pela manhã, será realizada a parte teórica, com conceitos e técnicas fotográficas, e no período da tarde haverá uma saída fotoetnográfica em que os moradores registrarão seus olhares sobre o cotidiano, relações de trabalho, relações familiares, processos de sociabilidade e relações com os recursos naturais.
Membros do grupo de pesquisa Ecologia Humana, Natureza e Populações Amazônicas (EHNAPAM), coordenado pela professora Voyner Ravena-Cañete também participarão da oficina e da saída fotoetnográfica, para realizar os registros do olhar (de fora) sobre aspectos naturais, culturais e sociais da comunidade.
"Os costumes, cultura, economia e tradições podem ser revelados por meio de oficinas fotográficas que já venho ministrando pelo estado. Estar agora contribuindo voluntariamente com o projeto da UFPA amplia mais ainda esse horizonte. Eu espero que dentro da atividade fotográfica junto com a comunidade, nós possamos não só adentrar nas narrativas construídas por eles mesmos, como também entender a importância de suas memórias, que são uma forma de resistência dentro do presente", ressalta Sandro Barbosa, facilitador da oficina.
Incursões fotoetnográficas – O projeto é vinculado ao Núcleo de Meio Ambiente, faz parte das ações do grupo de pesquisa EHNAPAM e conta com o apoio logístico do Grupo de Estudos Diversidade Socioagroambiental na Amazônia (GEDAF), é coordenado por Beatriz Aviz, do Núcleo de Meio Ambiente, e objetiva retratar as relações existentes entre natureza e cultura a partir do registro fotoetnográfico do cotidiano dos moradores, suas relações socioculturais, seus saberes e fazeres materializados em suas criações.
Serviços:
Oficina fotoetnográfica em São Caetano de Odivelas
Data: 11 de julho de 2019
Local: Salão Paroquial da comunidade de Boa Vista, São Caetano de Odivelas – PA
Horário: das 9h às 16h
Inscrições no local (20 vagas)
Informações: (91) 98120-7013
Texto: Divulgação
Foto: Reprodução/Google