Visando à adoção de práticas sustentáveis pela comunidade universitária, a Coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura Multicampi lança o Projeto de gestão intitulado “Orientação Socioambiental nas Unidades da UFPA”. Esse projeto tem como objetivo principal contribuir com a promoção de ações que visem incentivar a inserção de critérios socioambientais nas unidades acadêmicas e administrativas, colaborando com a redução de impactos ambientais causados durante as atividades de gestão, ensino, pesquisa e extensão, no âmbito da UFPA.
As atividades têm como foco os eixos que compõem o Plano de Logística Sustentável – PLS da UFPA, entre eles, a separação dos materiais recicláveis na fonte geradora, por meio da coleta seletiva, a redução do consumo de energia, água, papel e materiais descartáveis, entre outros insumos adquiridos com recursos públicos.
O projeto prevê atividades que despertem a motivação e a sensibilização, entre elas: palestras, oficinas, mostras de vídeos, minicursos e fóruns de discussão, entre outras, de acordo com as necessidades das unidades. As atividades contarão com a participação de grupos que poderão desempenhar um papel importante na sensibilização da comunidade universitária, por meio de conhecimentos e experiências.
Também está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), ao Plano de Gestão e Logística Sustentável – PLS da UFPA, ao recente Decreto Nº 10.936/2022, que instituiu a Coleta Seletiva Cidadã, e a outros documentos pertinentes.
O projeto constitui-se de ações que serão operacionalizadas pelo Serviço de Orientação Socioambiental – SOS, instrumento que incentiva a inserção de práticas sustentáveis, visando atender à necessidade de consolidação de práticas sustentáveis do PLS.
Por que a inserção de critérios socioambientais nas unidades acadêmicas e administrativas da Universidade Federal do Pará? Porque, de acordo com os resultados do projeto de extensão da Prefeitura Multicampi realizados em 2016 e 2017, poucas ações foram observadas nas unidades visando atender à inserção de critérios socioambientais. No entanto foram identificadas iniciativas isoladas com relação ao uso de copos e xícaras de vidro, cerâmica, porcelana ou plástico permanente e da separação, principalmente do papel e do papelão, em caixas coletoras de papelão.
Além disso, foram observadas, nas dependências das unidades, práticas não sustentáveis quanto ao consumo de energia, como o não aproveitamento de luz natural; aparelhos de ar-condicionado na temperatura de 16°C; uso excessivo de papel em impressões; uso excessivo de copos e outros materiais descartáveis. Confira as orientações do projeto.
O Campus e a Biosfera – Diante dessas demandas, a Coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura da UFPA acredita que as universidades sejam locais adequados para a tarefa de tomada de consciência ambiental. Uma possibilidade é considerar o próprio campus como um sistema processador de recursos que absorve alimento, energia, materiais, água e descarta resíduos.
Adesão e Participação – Para tanto, foi enviado um Ofício Circular a todas as unidades da UFPA solicitando adesão ao projeto. O dirigente da unidade interessada deverá preencher o formulário de adesão e agendar uma reunião de apresentação do projeto. O dirigente também deverá indicar quem será o “servidor elo” entre a sua unidade e a equipe responsável pelo Serviço de Orientação Ambiental (SOS) e encaminhar para o e-mail ambiental@ufpa.br.
NAEA – O Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA foi a primeira unidade acadêmica a aderir ao projeto. A reunião de apresentação ocorreu no dia 19 de maio, na qual estiveram presentes a diretora-adjunta, Mirleide Chaar Bahia; as dirigentes da Coordenadoria de Planejamento, Gestão e Avaliação – CPGA, Carmen Dilcely da Silva dos Santos, Ana de Nazaré Veloso Medeiros, Roberta Tilmam e Adriana Marque O. Miranda, da Comissão do Plano de Logística Sustentável da UFPA, e do Grupo de Estudos GEAMAZ, Evanice Ribeiro Gomes e Patrícia Holanda.
Trabalhando para continuidade – O projeto orienta que as ações devam ser contínuas, o que poderá contribuir para a construção de uma cultura das boas práticas socioambientais nas unidades. O projeto indica também a criação de uma rede de articulação intra e interunidades por meio da Coordenadoria de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGA), objetivando ações conjuntas, por exemplo, para a elaboração dos procedimentos para a adoção de critérios socioambientais que possam ser inseridos ao Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU), como importante instrumento de gestão para regular a participação e o comprometimento efetivo dos gestores e da comunidade nas unidades acadêmicas, evitando, assim, a descontinuidade das ações, com as trocas de gestores.
Concluindo – A superação dos problemas ambientais exige uma percepção mais ampla que pode resultar em formas de sensibilização para a execução de pequenas ações cotidianas nos diversos setores e locais de trabalho. Neste mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o projeto apresenta aqui uma proposta baseada em experiências acumuladas pela Coordenadoria de Meio Ambiente da Prefeitura da UFPA. É mais um caminho que se apresenta na trilha da sustentabilidade na UFPA.
A expectativa é que esta proposta possa resultar em mudanças significativas nas unidades que compõem a estrutura organizacional da Instituição, no que se refere aos critérios socioambientais e, com isso, o fortalecimento e a consolidação dos eixos do PLS, culminando com a institucionalização das boas práticas sustentáveis na UFPA.
Serviço:
Projeto de gestão “Orientação Socioambiental nas Unidades da UFPA”
Informações: Coordenadoria de Meio Ambiente / Diretoria de Infraestrutura / Prefeitura Multicampi
Contatos: 3201-8134 e 32017370 / e-mail: ambiental@ufpa.br.
Texto, arte e fotos: Arquivo Ascom e Divulgação / Projeto