Projeto desenvolve cartilha educativa que aponta a importância da preservação das praias

O grupo de pesquisa que atua no Laboratório de Insetos Aquáticos do Xingu (LEIA-X) do Campus Altamira da Universidade Federal do Pará (UFPA), em parceria com a  Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente (SEMMA) de Altamira,  produziu a cartilha Nossa Praia Sempre Limpa. O produto tem o objetivo de conscientizar a população para a necessidade de redução da quantidade de resíduos sólidos lançados na água e no solo durante as atividades de lazer nas praias da região.

Para a distribuição dos exemplares da cartilha, a praia Massanori foi a escolhida tendo em vista a movimentação em sua reinauguração, já que a praia é considerada o novo cartão postal do município. O intuito é conscientizar banhistas, comerciantes, atletas e demais usuários das praias do município sobre o descarte de lixo na praia.

Além do material informativo, o grupo também participa de ações de limpeza e instalações de lixeiras na praia, além de conversas com os banhistas, buscando conscientizá-los. Como forma de beneficiar o meio ambiente, o projeto busca “evitar que resíduos deixados pela população entrem nos rios e prejudiquem os organismos aquáticos, que as churrasqueiras causem incêndios e que as garrafas de vidro poluam os ecossistemas aquáticos e causem ferimentos tanto na fauna quanto nas pessoas que frequentam as praias”, explica a professora Karina Dias.

Sobre a cartilha – O material expõe a importância de manter o espaço turístico limpo, apresentando informações das Leis Federais n° 9.605/1998 e n° 10.381/2024, que proíbem fogueiras e churrasqueiras nas praias e o consumo de bebidas em garrafas de vidro. A personagem “Tina”, criada para chamar a atenção de crianças, traz mais detalhes sobre a Lei Estadual 10.381/2024.Para Karina, a cartilha é importante “para que as pessoas se atentem da importância de recolher o seu lixo e das leis que estão dispostas, mas, principalmente, para que consigamos tocar o coração das crianças para a importância de se manter uma praia limpa”.

FOTOS: Arquivo do Projeto

ODS 3 - Saúde e Bem-EstarODS 4 - Educação de QualidadeODS 6 - Água Potável e SaneamentoODS 11 - Cidades e Comunidades SustentáveisODS 14 - Vida na ÁguaODS 15 - Vida Terrestre