Projeto do Complexo Hospitalar da UFPA beneficia reeducandos do Sistema Penal

O Projeto “Trilhando caminhos alternativos”, promovido pelo Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará (CHU-UFPA), vinculado à Rede Ebserh, vai dar oportunidade de ressocialização a dez pessoas em situação de pena alternativa, ligadas à Vara de Execução das Penas e Medidas Protetivas Alternativas (VEPMA), do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA). Até novembro deste ano, os participantes serão capacitados em informática básica e intermediária.

O curso é dividido em dois módulos principais, que resultarão em muitos aprendizados aos participantes, explica o instrutor técnico do projeto, Maiklemn Menezes, chefe do Setor de Gestão da Informação e Informática do CHU-UFPA. “No módulo básico, focaremos em habilidades essenciais como Windows, Word e Excel. No módulo intermediário, abordaremos questões como segurança da informação, preparando-os para os desafios da atualidade”, detalhou.

Segundo a superintendente do Projeto do Complexo Hospitalar da UFPA, Regina Feio Barroso, a iniciativa representa o compromisso da instituição com a sociedade. “Ao contribuirmos com nossa expertise em informática e mobilizarmos nossa equipe para este trabalho, estamos cumprindo nosso dever institucional, com a ressocialização de pessoas que cumprem penas alternativas. Acima de tudo, estamos proporcionando um futuro mais digno e inclusivo para cada beneficiário do projeto. É uma proposta de humanização que reflete o compromisso dos hospitais universitários em devolver à sociedade, além de cuidados médicos, oportunidades reais de reinserção e crescimento pessoal”, pontuou a superintendente do CHU-UFPA, Regina Feio Barroso.

Realizada no Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS), a aula inaugural foi marcada por alegria e emoção, e contou com equipamentos adquiridos com recursos da VEPMA, que apoia a iniciativa.

Sobre a Ebserh – O CHU-UFPA faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

TEXTO: Unidade de Comunicação Regional 13 (PA/AP)

FOTOS: Reprodução Freepik