Os calouros dos cursos de Engenharia, de Arquitetura e Urbanismo ou de Conservação e Restauro que estão inseguros com as novas disciplinas da graduação agora podem contar com aulas de reforço gratuitas. Entre os dias 3 e 17 de abril, será realizada a Oficina de Nivelamento Itec 2025, projeto de reforço acadêmico voltado aos calouros e às calouras que ingressaram nos cursos do Instituto de Tecnologia da UFPA (Itec) pelos Processos Seletivos de 2025 (PS 2025 e PSE I/Q 2025), aos(às) estudantes estrangeiros(as) ingressantes também no ano de 2025 e veteranos(as) que sejam oriundos(as) de comunidades tradicionais, ingressantes por meio Processo Seletivo Especial Indígena e Quilombola (PSE I/Q) de anos anteriores.
O nivelamento é organizado em seis eixos de ensino – Pré-Cálculo, Física, Química, Biologia, Informática Básica e Programação – e ocorrerá em turmas matutinas e vespertinas, a depender dos eixos de ensino escolhidos pelo discente. Cada eixo foi pensado para reforçar conteúdos indispensáveis aos cursos de graduação atendidos pelo projeto, proporcionando um aprendizado mais fluido e melhor adaptação ao ritmo acadêmico do Instituto de Tecnologia da UFPA.
“Sabemos que os cursos de graduação do Itec exigem uma base sólida em conteúdos que, muitas vezes, apresentam lacunas na formação dos alunos. O Nivelamento Itec tem o papel de reforçar esses conhecimentos essenciais e preparar os calouros para essa nova etapa acadêmica. Além disso, a oficina promove um espaço de acolhimento e integração, em que os estudantes têm a oportunidade de trocar experiências com veteranos, receber orientações sobre a vida universitária e se familiarizar com o ambiente acadêmico”, explica Jean Pereira, estudante de Engenharia da Computação da UFPA e um dos tutores da oficina.
As aulas serão tanto expositivas quanto práticas e os discentes que obtiverem a frequência mínima exigida receberão um certificado de participação com horas em atividades complementares. O único eixo com número limitado de vagas é o de Informática Básica, que conta com apenas 150 vagas no total.
“Este trabalho só é possível graças ao esforço de mais de 100 voluntários, entre ministrantes e monitores, da UFPA, da UFRA, da UEPA e do IFPA, que dedicam seu tempo para apoiar os calouros nessa jornada inicial. Os voluntários são alunos veteranos que, além de ensinar, compartilham suas vivências acadêmicas, oferecendo dicas, suporte e motivação. Esperamos que os calouros aproveitem essa oportunidade de reforço acadêmico e integração para que o início da graduação seja mais tranquilo e produtivo”, reforça Jean Pereira.
Aberto a estudantes dos cursos de Engenharia, de Arquitetura e Urbanismo, e de Conservação e Restauro, a Oficina de Nivelamento Itec 2025 recebe inscrições por meio de formulário virtual que ficará disponível até o dia 21 de março e pode ser acessado aqui.
Serviço:
Oficina de Nivelamento Itec 2025
Inscrições: até 21 de março de 2025, via formulário virtual.
Público-Alvo: Estudantes de cursos de graduação do Instituto de Tecnologia da UFPA
Para mais informações, acesse: http://nivelamentoitec.ufpa.br/