Segue a ampliação do acervo de microfilmes da Universidade Federal do Pará (UFPA). As atividades fazem parte do Projeto “Memória em periódicos: a constituição de um acervo literário”, contemplado pelo Edital Universal (2011) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob a coordenação da professora Germana Maria Araújo Sales, doutora em Teoria e História Literária e atual diretora de Pesquisa na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp/UFPA). No projeto, estão envolvidas dez pessoas – entre estudantes e pesquisadoras(es) dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Letras.
De maneira específica, o projeto objetiva fortalecer as investigações acerca da história literária, com ênfase na história do livro e da leitura, além de contribuir para a melhoria do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPA). A aquisição dos rolos de microfilmes priorizou os jornais ainda não digitalizados na Hemeroteca digital e são fundamentais para a constituição de um acervo de pesquisa em fontes primárias.
Neste momento, o arquivo possui 60 jornais à disposição das(os) pesquisadoras(es). Muitos foram produzidos no Pará, como A Província do Pará (1876-1899), Revista familiar (1883), A Arena (1887), O Caixeiro (1889), Revista Estudantina (1890), A Pátria (1890), O Aprendiz (1890), O Gladio (1890), Gazeta de Alenquer (1885-1908) e Oficina literária (1899-1900). Estes ainda estão não disponibilizados na Hemeroteca digital – o que evidencia a singularidade do projeto.
“O espaço pode ser utilizado por alunos da graduação e pós-graduação das áreas de humanidades que mantenham pesquisas em fontes primárias – como Letras, História e áreas afins”, comenta a coordenadora do projeto.
O acervo localiza-se na sala 20 do prédio do PPGL/UFPA (segundo piso) e o espaço é aberto à comunidade acadêmica entre 14h30 e 18h. As pesquisas devem ser agendadas pelo e-mail salademicrofilmes@gmail.com.