menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Projeto Guamá Bilíngue comemora 14 anos de atuação no ensino de línguas estrangeiras gratuitamente

Nesta quinta-feira, 14 de dezembro, o Projeto de Extensão Guamá Bilíngue vai comemorar seus 14 anos de criação, com uma grande solenidade que será realizada no Auditório Setorial Básico, das 16h às 18h . Vinculado à Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas (Falem), o projeto proporciona o ensino gratuito de línguas estrangeiras para a população de baixa renda, principalmente estudantes de escolas públicas da Região Metropolitana de Belém.

Em seus 14 anos de história, o Guamá Bilíngue já atendeu a mais de 200 jovens que puderam aprender os idiomas Inglês, Espanhol e Alemão. Entre os bairros que já contaram com turmas do projeto, estão:  Guamá, Sideral, Icoaraci, Marex, Jurunas, Outeiro e Cidade Nova, além do Bengui, que contou com três turmas realizadas em parceria com o Movimento República de Emaús. 

Sete integrantes do Porjeto Guamá Bilíngue posam para foto. Seis são mulheres e um é Lucas Tavares, bolsista do projeto.

As aulas do projeto são realizadas por discentes da Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas, que têm a oportunidade de trabalhar a prática docente antes mesmo do estágio obrigatório de seus respectivos cursos. Para além do desenvolvimento acadêmico e profissional dos graduandos, o projeto também cumpre um papel importante para a Universidade, que é a democratização do ensino de idiomas, melhorando a perspectiva de futuro de muitos jovens que vivem ao redor da UFPA. 

Novidade de 2023 – Este ano, o Guamá Bilíngue trouxe como novidade a oferta de um novo idioma: o Alemão. A ideia surgiu do interesse dos discentes da  Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas em ofertar um novo idioma, mediante diferentes estratégias de ensino e aprendizagem, de modo que pudessem atender à crescente demanda pelo alemão ocasionada pelas ofertas de emprego e estudo em países germanófonos. 

Assim, tendo como base do ensino um material didático inédito e customizado especificamente para o público-alvo, a primeira turma de Alemão contou com alunos da Escola Estadual de Educação Tecnológica Doutor Celso Malcher, que fica localizada no PCT-Guamá. 

“O aprendizado de uma nova língua é um instrumento importante para a ascensão sociocultural dos jovens em situação de vulnerabilidade”, lembra Lucas Tavares, que atua como bolsista do Guamá Bilíngue.

Sete pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa. Seis delas prestão atenção ao que um homem branco fala.

Para além do Guamá – Devido ao seu sucesso, o Guamá Bilíngue também conquistou entusiastas para além do campus em que foi criado. Conhecedor da prática já realizada, o professor colombiano David Alejandro Jaramillo resolveu implementar uma versão do projeto na cidade de Medellín, na Colômbia. No projeto realizado no país vizinho, o idioma ensinado é o Português.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Divulgação

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de Qualidade

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo